Rondônia, segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Sexta, 10 de Junho de 2016 - 12h34

Descaso com iluminação da BR-364 se arrasta há anos no perímetro urbano de Porto Velho

Da Redacao


A falta de iluminação da BR-364, na entrada de Porto Velho, tem sido um grande problema a moradores, motoristas e visitantes da capital rondoniense. São vários quilômetros em completa escuridão, expondo quem passa por esse trecho urbano da rodovia federal a riscos de acidentes em buracos, colisões e até a criminosos. A grave situação se arrasta há anos e, nem o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nem a prefeitura tomam medidas para solucionar o caos.

A insatisfação permanente da população aumentou quando, há alguns anos, toda a estrutura para a iluminação foi implantada pelo DNIT. No entanto, segundo Gerardo Martins, presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), a administração municipal da época se recusou a receber a obra. “Não sabemos porque eles se recusaram a receber. Mas isso permitiu que os cabos da fiação fossem roubados. Logo depois o DNIT refez e mais uma vez a prefeitura não recebeu. Como a obra ficou lá, agora só tem os postes e as luminárias. Até os transformadores já foram roubados”, diz Martins.

Ainda conforme o presidente da Emdur, a prefeitura não pode fazer a obra e está esperando que o DNIT faça. “Assim que a prefeitura fizer, nós ficaremos responsáveis pela manutenção”, garante.

Para tentar ajudar DNIT e prefeitura, mas com foco no comércio, motoristas e moradores de Porto Velho, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio) elaborou um projeto de iluminação fotovoltaica para doar à Superintendência do DNIT. “O projeto está em fase de ajustes finais para ser entregue ao órgão. No entanto, o nosso presidente está cobrando também um posicionamento da iluminação sobre a ponte do Rio Madeira. Lá também fizemos o projeto e já foi entregue. Sabemos que essa crise política atrapalhou um pouco, mas a população precisa de uma resposta”, disse a assessoria da Fecomércio.

O projeto de iluminação deve custar mais de R$ 20 milhões, e, de acordo com a Fecomércio, será licitado pelo DNIT e a prefeitura ficará responsável pela posterior manutenção. Na quinta-feira pela manhã, o RONDONIAGORA entrou em contato com Sérgio Augusto Mamanny, superintendente do DNIT no estado, e ele disse que estava em reunião e logo retornaria para apresentar uma resposta, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Mas em março deste ano, Mamanny disse que “já existe uma emenda do deputado Luiz Cláudio, no valor de R$ 11 milhões para a iluminação pública de Porto Velho”, mas o projeto ainda não estava pronto e por isso, não há como estimar valor da obra. O perímetro a ser iluminado deve compreender da entrada do Bairro Novo até a Universidade Federal de Rondônia.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/descaso-com-iluminacao-da-br-364-se-arrasta-ha-anos-no-perimetro-urbano-de-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions