Rondônia, quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 11 de Maio de 2016 - 22h49

Detran amplia ações de conscientização a motoristas no Maio Amarelo

Da Redacao


Várias ações em alusão ao Maio Amarelo estão sendo realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em parcerias com outros órgãos. Nesta quarta-feira, muitos motoristas receberam orientações durante uma blitz educativa realizada na Avenida Jatuarana, na Zona Sul de Porto Velho. O Movimento Maio Amarelo é uma forma de chamar a atenção dos motoristas para o alto índice de acidentes com mortes e feridos em todo o mundo.

Ana Valéria Rodrigues Andrade, coordenadora de educação do trânsito do Detran, explica que as ações educativas do órgão acontecem o ano inteiro, e são intensificadas em maio. “As atividades iniciaram no dia 1º de maio e o movimento Maio Amarelo tem atividades diárias (manhã, tarde e noite) para dar uma ênfase ao trânsito. O amarelo simboliza atenção para que tenhamos um trânsito mais harmonioso”, diz.

Entre as ações estão blitz educativas, palestras em escolas, igrejas, associações e empresas. O trabalho de orientar, segundo Ana Valéria, é ininterrupto e a longo prazo. “A educação de trânsito precisa ser trabalhada constantemente. E pelo quantitativo de veículo da capital, fazemos várias ações contínuas no trânsito, escolas, entidades e até empresas. E estamos nos impactando com esse grande índice de acidentes. Mas já percebemos um resultado. Hoje muitas pessoas já param na faixa de pedestres e já se tem a consciência que a falha é muitas vezes humana”, acredita a coordenadora.

Parada na blitz, o motociclista Péricles Lima, fiscal de segurança concorda com a ação e diz que sempre procura estar com os equipamentos de segurança em dia. “Vejo como ação importante para conscientizar a população. Muitas vezes quem está errado envolve pessoas que não deveriam ser atingidas. Isso é o pior”, comenta.

Além do Detran, a Secretaria Municipal de Trânsito e a Companhia Independente de Trânsito e vários representantes do Conselho Municipal de Trânsito estão ativos no Movimento Maio Amarelo e acompanham as blitze educativas. Joelmir Silva Gomes, chefe da divisão de educação de trânsito da Semtran argumenta que os agentes de fiscalização atuam de forma a orientar quanto aos equipamentos obrigatórios de segurança. “A Semtran hoje está explicando a questão de trafegar de forma correta, uso do cinto de segurança, bebê conforto para a criança, enfim todos os equipamentos necessários de segurança para o condutor e o passageiro. Detalhe, se a fiscalização perceber um ato ilícito aí precisamos fazer a parte coercitiva”, afirma Gomes.

Entre essas infrações encontradas durantes as orientações, o comandante da Ciatran, tenente coronel Alexandre de Lima, cita a recuperação de veículos roubados, falta de placa de identificação de veículos e menor na direção. “Nessas ações queremos orientar, mas se percebemos algo suspeito, aí fazemos toda a verificação necessária para coibir qualquer irregularidade”, explica o comandante.

A professora Célia Alencar, motorista parada na ação, acredita que a fiscalização e orientações ainda são poucas. “Acho que deveria fazer muito mais do que têm, porque a falta de conscientização acaba provocando acidentes e por isso acredito que deveria inda ter muito mais”.

Outros órgão também aderiram ao movimento, como Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal. No posto da PRF em Candeias do Jamari, vários motoristas são convidados a assistir a filmes envolvendo mortes em acidentes de trânsito por falta de conscientização. As atividades relativas ao Maio Amarelo seguem até dia 30.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/detran-amplia-acoes-de-conscientizacao-a-motoristas-no-maio-amarelo)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions