Rondônia, domingo, 20 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Segunda, 18 de Julho de 2016 - 15h17

Dívida pública e reforma na Previdência foram debatidos no IV Encontro dos Ex-Territórios

Da Redacao


Servidores públicos de Rondônia, Amapá, Roraima e Arquipélago Fernando de Noronha, estiveram reunidos no IV Encontro Nacional dos Ex-Territórios, realizado na sexta (15) e sábado (16), em Porto Velho. Durante o evento, os participantes debateram sobre o conjunto de propostas do Governo Federal que ameaçam retirar direitos dos trabalhadores e levantam as principais necessidades enfrentadas pela categoria. As demandas de melhorias e estratégias de lutas serão encaminhadas à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e em seguida ao Governo Federal.

Dentre as principais demandas, os servidores apontaram: A necessidade de reabertura do Termo de Opção para carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; Mobilizar bancada federal dos Estados do Amapá, Rondônia, Roraima e Arquipélago Fernando Noronha para assinar portaria sobre o Reconhecimento, Saberes e Competências (RSC), M Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a criação de campanha contraria a aprovação da Proposta de Lei Complementar (PLP) 867/2015, ou Lei da Mordaça, que proíbe professores de debater ideia política, ideológica ou partidária em sala de aula.

A programação contou com a palestra da coordenadora nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica - SINASEF, Cátia Farago, vinda do estado da Bahia. “Precisamos buscar as mudanças que esperamos. Fazer com que o servidor público se mobilize e fazer ser ouvido”, enfatizou. Cátia apontou algumas ações relevantes para a conquista das lutas, entre elas, sugeriu a criação de comitês de servidores públicos para discussão da dívida pública, resistir à terceirização do serviço público e o combater a corrupção.

Os impactos da dívida pública foi tema abordado pelo diretor de formação sindical do Sindsef/RO, Antônio Neves e pelo suplente da diretoria de finanças, Herclus Coelho. Eles destacaram o valor impagável da dívida externa do Brasil e os efeitos negativos que a reforma na Previdência Social pode provocar aos servidores públicos. Antônio Neves orientou estudo sobre o tema, através dos cursos oferecidos pela organização não governamental ‘Auditoria Cidadã’.

No encerramento, foram eleitos como delegados para participar da Plenária Nacional da Condsef, os representantes do Sindsef/RO: Daniel Pereira (presidente), Eliete Avezedo (diretora executiva), Luiz Barros (diretor de esporte e cultura), Antônio Neves (diretor de formação sindical) e Paulo Vieira (diretor jurídico) e Herclus Coelho (suplente da diretoria de finanças e membro do conselho fiscal da Condsef). O evento será realizado no próximo sábado (23), em Brasília.

Por unanimidade, os participantes também definiram o local do próximo encontro, será no Arquipélago Fernando de Noronha. Eles aprovaram ainda, a criação de uma comissão formada por um titular e um suplente para representar a categoria de seus estados no V Encontro dos Servidores dos Ex-Territórios.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/divida-publica-e-reforma-na-previdencia-foram-debatidos-no-iv-encontro-dos-ex-territorios)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions