Polícia
Everaldo Fogaça faz ameaças de morte contra o presidente da Assembleia e diz que vai “destruir” poderes do Estado
Sexta-feira, 21 Novembro de 2025 - 09:04 | Redação

O vereador de Porto Velho Everaldo Fogaça foi denunciado à Polícia nesta quinta-feira (20) por graves ameaças feitas, inclusive de morte, contra o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano e outras autoridades estaduais do Ministério Público e do Judiciário. Fogaça é alvo de investigação do Ministério Público e seria um dos líderes de um grande esquema de desvio de recursos públicos da mídia oficial do Governo de Rondônia através da manutenção de uma rede de sites “fantasmas”, ligadas a assessores, familiares, colaboradores de seu gabinete e amigos. No início do mês ele foi proibido pela Justiça de manter contato com testemunhas da investigação, mas desde então usa aliados para atacar parlamentares, diretores da Assembleia e até a agência de publicidade que presta serviço ao Legislativo, a Pen6.
Nas ameaças que fez ao presidente da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, Fogaça disse que iria acabar com Redano, com ameaças diretas contra o presidente e o próprio Poder Legislativo estadual.
Segundo a ocorrência policial 00196405/2025, o vereador ligou a Redano por volta das 18h10. A ligação foi atendida de forma cordial pelo deputado, enquanto ele estava em sua residência, na cidade de Ariquemes. No entanto, o vereador iniciou, de forma inesperada, uma série de ameaças pessoais e à função exercida por Redano. “Se os ataques contra ele não parassem, ele iria acabar com o poder legislativo de Rondônia, iria me destruir e me disse que eu a partir daquele momento estava correndo risco de vida”, registrou o presidente.
Ainda segundo o relato, Redano afirmou não saber sobre o que ele estava falando e, nesse momento, “Fogaça mandou que calasse a boca”, dando início a uma sequência de ofensas.
“vou acabar com você, seu vagabundo, presidente de merda.... e não é só você que vai p buraco não, vou destruir o MP, o Dr. Geraldo, o Dr. Jesus e quem tentar me intimidar.... o TJ também não vai escapar, ali só tem bandido e corrupto, não salva um juiz... vou destruir um por um.... inclusive os 24 deputados, a começar por você seu vagabundo...”.
Logo em seguida, a ligação foi encerrada.
Redano informou que, após o telefonema, enviou um áudio ao vereador dizendo que não sabia do que se tratava, mas não recebeu resposta. Ele afirmou ainda que, posteriormente, o vereador enviou novos áudios ameaçadores em grupos de WhatsApp no estado.
O presidente da Assembleia solicitou providências imediatas, destacando que Everaldo Fogaça já possui medidas cautelares decretadas por motivos semelhantes. No registro, foram mencionados possíveis crimes relacionados ao caso: ameaça, obstrução da justiça, injúria, difamação e extorsão no curso do processo.