Rondônia, 24 de maio de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Ex-deputado Tiziu Jidalias mantém vínculos fortes em Ariquemes; ocorrência na Polícia liga foragido a empresário

Boletim de ocorrência revela vínculo entre empresário Roberto Lima e ex-deputado Tiziu Jidalias em operação comercial na Venezuela

Sábado, 24 Maio de 2025 - 09:53 | Redação


Ex-deputado Tiziu Jidalias mantém vínculos fortes em Ariquemes; ocorrência na Polícia liga foragido a empresário

Um boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de Roraima revela que o empresário Roberto Lima dos Santos, o “Robertinho do Guia Cidade” e o ex-deputado estadual de Rondônia Jidalias dos Anjos Pinto, o Tiziu Jidalias, mantinham uma relação direta de parceria em negócios internacionais. Eles aparecem como supostas vítimas no mesmo registro policial, que relata uma tentativa frustrada de operação comercial na Venezuela.

O registro informa que moravam no mesmo endereço.

De acordo com o documento, os dois viajaram juntos ao país vizinho em fevereiro de 2023, acompanhados de um engenheiro. O grupo buscava viabilizar importações de produtos como cimento, ureia e cassiterita para o Brasil, a partir de acordos comerciais que seriam intermediados pelo venezuelano Oswaldo José Ponce Perez, que se apresentava como advogado e consultor com acesso a autoridades locais.

O boletim detalha que a aproximação com Oswaldo envolveu pagamentos prévios, sob a promessa de encontros com um general e um ministro responsáveis por autorizações de exportação. No entanto, as reuniões nunca ocorreram. Em vez disso, os brasileiros alegam terem sido vítimas de chantagens, ameaças e extorsão, inclusive com exigência de mais dinheiro sob o argumento de que poderiam ser presos por envolvimento com exportações ilegais.

A denúncia mais grave ocorreu no dia 7 de março de 2023, quando Roberto Lima e Tiziu Jidalias foram abordados violentamente pela polícia antidrogas da Venezuela. Segundo as vítimas, a ação teria sido resultado de uma denúncia falsa feita pelo próprio Oswaldo Ponce, que alegou, sem provas, envolvimento dos brasileiros com atividades ilícitas. Apesar da tensão, os dois foram liberados após verificação de que não havia qualquer irregularidade.

Ainda de acordo com o boletim, documentos pessoais de Roberto e Jidalias foram vazados na Venezuela e no Brasil, aumentando o risco de fraudes. O caso foi formalmente denunciado às autoridades brasileiras, que registraram ocorrência pelos crimes de calúnia, injúria, difamação e extorsão.

O relato evidencia a atuação conjunta de Roberto Lima dos Santos e do ex-deputado Tiziu Jidalias em negócios e reforça a ligação direta entre os dois, inclusive em momentos de risco no exterior. 

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também