Rondônia, segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Sexta, 08 de Abril de 2016 - 21h25

Fhemeron tem defasagem de 40% em doação de sangue; doadores devem se fidelizar ao serviço

Da Redacao


A equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) continua preocupada com a baixa do estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média de 40 a 60 doadores/dia, quando precisa de no mínimo 100 doações para manter-se equilibrado.

A assistente social da unidade, Maria Luíza Pereira, ressaltou que o hemocentro está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Precisamos sensibilizar um número maior de pessoas para que venham doar”, afirmou.

Um dos motivos da baixa do estoque é o aumento de cirurgias realizadas no Estado de Rondônia, em 88% nos últimos quatro anos, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).  Com o aumento de cirurgias, consequentemente aumenta o número de transfusão de sangue.

Maria Luíza solicitou, ainda, que as doações sejam um ato contínuo, e não apenas quando há mobilizações por parte de familiares dos pacientes que precisam com urgência ou campanhas institucionais.

COMO DOAR

A Fhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; e aos sábados das 7h às 12h. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e sentir-se bem, com saúde.

Quando o doador chega à instituição, ele faz o cadastro na recepção e recebe uma hidratação feita à base suco, café com leite e biscoitos, antes mesmo da doação. Depois o doador passa por uma triagem de verificação dos sinais vitais, onde são aferidos a pressão e o peso; e uma triagem clínica para verificação das condições de saúde pelos enfermeiros.

Na sala de coleta de sangue, o doador é acompanhado por médico e enfermeiros durante a doação que dura em média 15 minutos. Após a doação, é oferecido um lanche reforçado, com sucos, sanduíches, iogurtes e mingau. “Nenhum doador sai da doação sem se alimentar, mesmo que ele não queira comer nada, nossa equipe cuida para que ele se hidrate ao menos com líquidos, sucos e bastante água, garantindo seu bem-estar”, explica Maria Luíza.

A assistente social destacou, ainda, que todos os doadores são observados durante e após o processo de doação e mediante qualquer intercorrência permanece no local, sendo assistido por médico e enfermeiro; e, se necessário, a equipe da Fhemeron disponibiliza um veículo para levá-lo até sua residência, garantindo a segurança do mesmo.

CUIDADOS PÓS DOAÇÃO

Durante a doação, o doador recebe um material informativo sobre os cuidados que devem ser tomados após a doação de sangue com as seguintes instruções:

  • Permanecer no local menos 15 minutos após a doação, para que os serviços da Fhemeron possa observá-lo.
  • Não fumar uma hora após a doação
  • Tomar bastante líquidos (água, suco e chá)
  • Evitar atividades físicas vigorosas ou que coloquem em risco sua segurança e dos outros nas próximas 12h
  • Evitar usar intensamente o braço em que foi realizada a punção
  • Manter o curativo por 4h
  • Em caso de sangramento ou hematomas posteriores faça compressão no local da punção.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/fhemeron-tem-defasagem-de-40-em-doacao-de-sangue-doadores-devem-se-fidelizar-ao-servico)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions