Rondônia, quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Sábado, 21 de Maio de 2016 - 14h12

Fiero lança o Movimento Rondônia pela Educação

Da Redacao


A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) realiza nesta segunda-feira, 23 de maio, o lançamento estadual do Movimento Rondônia pela Educação. A solenidade, que acontece no Teatro Guaporé, em Porto Velho, contará com a presença de ilustres convidados e parceiros, entre os quais o governador Confúcio Moura, que assinará termo de adesão e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilson Souza Silva, apoiador da iniciativa. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte; o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Santos, dentre outras personalidades também vão prestigiar o evento.

Na terça-feira (17), o governador Confúcio Moura recebeu o convite das mãos do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, e elogiou a iniciativa. Confúcio lembrou que tem lutado pela melhoria da Educação. Ele disse que a Fiero está dando uma enorme contribuição para a melhor formação das gerações futuras. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, que participou do encontro de Thomé é uma das incentivadoras do programa, aderiu de imediato, disse conhecer a iniciativa em Santa Catarina e também aplaudiu a iniciativa da Fiero.

Ainda na terça-feira, Thomé foi recebido pelo presidente do Tribunal de Contas, Edilson Souza Silva, a quem entregou o convite para a solenidade de lançamento e de quem também ouviu palavras de apoio e incentivo à iniciativa para a formação das futuras gerações. “Rondônia pela Educação é um Movimento, gestado pela Fiesc, com excelentes resultados, o que nos motivou a replicar no Estado, como forma de alavancar os indicadores da educação local. Assim, estamos propondo o Movimento Rondônia pela Educação, para mobilizar, articular e influenciar os setores econômicos e o Poder Público para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino” ressaltou.

Thomé lembra que a proposta visa reunir representantes dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, dos setores educacionais, da sociedade civil e do Poder Público, comprometidos com a causa de contribuir para Rondônia entrar em uma rota de inovação e de desenvolvimento social econômico, tendo como mola propulsora a Educação. O movimento almeja mobilizar o setor industrial para a causa da Educação e, para isso, busca a adesão de signatários no âmbito das instituições estaduais e municipais. “Ele tem como foco de atuação a educação para o Mundo do Trabalho e como desafio que todo trabalhador esteja com escolaridade básica completa até 2024, educação profissional e tecnológica compatível com sua função; e levanta bandeiras prioritárias, sustentadas por seus dois eixos de atuação e voltadas à Educação para o mundo do trabalho”.

A indústria apoia o Movimento

São prioridades do movimento: protagonismo do setor industrial para a melhoria do nível de escolaridade dos seus trabalhadores; Educação básica para o trabalhador da indústria; Educação profissional e tecnológica para o trabalhador da indústria; Fortalecimento das profissões industriais; Articulação e Influência social na Educação em Santa Catarina; Acesso e conclusão da Educação Básica; Melhoria da qualidade da Educação Básica; Promoção da educação em tempo integral, intensificando a oferta de Ensino Médio articulado com a Educação Profissional; Desenvolvimento profissional dos docentes e gestores.

O projeto é coordenado pela professora doutora Raquel Volpato Serbino, especialista em Gestão Escolar, com Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Detentora de extenso currículo na área educacional, ela iniciou sua carreira como professora do Ensino Básico na Rede de Ensino Estadual Paulista em 1965 e aposentou-se como docente do Quadro Efetivo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em 1994. Orientou mestrados e doutorados em Educação. Organizou três livros e publicou capítulos e artigos em livros e periódicos especializados. Foi idealizadora e coordenadora do Circuito Gestão – Programa de Formação Continuada de Gestores da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, instalando dez Centros Regionais de Formação e produzindo material didático especializado para a contínua formação de 30 mil gestores. Tem proferido conferências no Brasil e no exterior, no campo de sua especialidade.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/fiero-lanca-o-movimento-rondonia-pela-educacao)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions