Rondônia, terça-feira, 20 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 15 de Junho de 2016 - 18h59

Geografia da Unir participa de aula de campo sobre uso e ocupação do espaço amazônico

Da Redacao


Acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal de Rondônia participaram no dia 13 de junho, de visita ao Projeto “Semeando Sustentabilidade”, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental, no qual conheceram diversas ações que o projeto tem realizado em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e conservação da Amazônia, nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo.

A atividade teve início na Floresta Nacional (FLONA) do Jamari, unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio,  onde os alunos percorreram a trilha da “Pedra Grande” e discutiram temas como formação e aptidão de solo para agricultura, disponibilização de nutrientes no solo, desenvolvimento regional de cadeias produtivas florestais e a maneira como esses assuntos impactam diretamente aspectos ligados às mudanças climáticas e conservação de  biodiversidade.

Em seguida os alunos visitaram o Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste, espaço gerido pelo CES Rioterra, instituição executora do projeto, em parceria com a prefeitura do município. Durante a visita, conheceram o processo de produção de mudas desde a germinação até o processo de doação aos agricultores beneficiários do projeto.

Ao final, seguiram para uma propriedade rural beneficiada há cinco anos pelo projeto com a implantação de um sistema agroflorestal voltado à recuperação de áreas. Foram discutidos os processos de recuperação de áreas degradadas e sua importância para propiciar o retorno de funções ecológicas como reestruturação de solo, absorção de carbono, ciclagem de água, contenção de erosões e conservação de biodiversidade.

“É importante que estes acadêmicos entendam essa relação entre solo, floresta e objetivos de ocupação, pois é fundamental para o planejamento das diversas atividades voltadas para o uso da terra, a exemplo das atividades econômicas ligadas à agricultura familiar. Com esse tipo de debate ele podem refletir sobre o espaço amazônico com maior profundidade e futuramente, ampliar a atuação técnica e política regional para que tenhamos justiça social aliada a conservação”, disse Alexandre Queiroz, educador do CES Rioterra.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/geografia-da-unir-participa-de-aula-de-campo-sobre-uso-e-ocupacao-do-espaco-amazonico)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions