Polícia
Golpe com cheque faz vítima perder caminhonete, que acaba recuperada com terceiro pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos
Quinta-feira, 01 Janeiro de 2026 - 18:15 | Redação

Uma caminhonete Ford F1000 SS, negociada por R$ 70 mil em setembro de 2025, foi apreendida por agentes da Delegacia Especializada na Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), sob o comando do delegado Alessandro Morey, horas após o proprietário relatar ter sido vítima de estelionato na venda do veículo, em Porto Velho. O automóvel acabou localizado meses depois na zona rural da capital, em posse de um terceiro, que afirmou ter comprado o bem de uma revendedora.
Segundo o registro policial, o proprietário informou que negociou a caminhonete por meio de um corretor identificado como Fernando, com Ivair P., recebendo como pagamento um cheque pré-datado, com compensação prevista para o dia 22 de setembro de 2025. Na data combinada, o cheque foi devolvido por irregularidade de assinatura.
Conforme relatado, a vítima apontou que o preenchimento do cheque teria sido feito com uma substância que apagou a assinatura horas depois, fato que foi registrado por meio de fotografias anexadas à ocorrência. Após a devolução, o proprietário tentou contato com o comprador e com o corretor, mas os telefones passaram a aparecer como bloqueados ou desabilitados.
Desde então, ele passou a procurar pelo veículo e, na última semana, conseguiu localizá-lo na região da vila Franciscana, área rural de Porto Velho. Diante disso, procurou a delegacia especializada para registrar a ocorrência e solicitar providências para reaver o bem.
O registro também aponta que Silvio apresentou uma declaração registrada em cartório, assinada por Virgílio A. V., antigo proprietário da caminhonete, afirmando que nunca assinou qualquer documento de transferência para um novo proprietário. Com base na documentação apresentada, o veículo foi cadastrado como objeto de furto ou roubo.
Localização e apreensão do veículo
Após tomar conhecimento do caso, a equipe policial diligenciou até a BR-319, na região próxima à vila Franciscana, onde localizou a caminhonete Ford F1000 SS, em posse de uma outa pessoa. Questionado sobre a procedência, ele afirmou ter adquirido o veículo cerca de dois meses antes, em uma revendedora chamada Brasil, situada no bairro Castanheira.
Ainda conforme a versão apresentada, o pagamento teria sido feito no valor de R$ 35 mil, por meio de transferência via PIX ao proprietário da revendedora, já com a promessa de transferência da propriedade. Diante da informação de que o veículo estava envolvido em um caso de estelionato, ele entregou a caminhonete de forma voluntária e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos.