Rondônia, 26 de Novembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Inscrições para o Enem 2016 seguem até o dia 20

Segunda-feira, 09 Maio de 2016 - 18:11 | Da Redacao


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram às 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira (9) e devem ser feita pela internet até o dia 20 de maio. São esperados pelo menos oito milhões de estudantes que desejam participar das provas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 68. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não haverá prorrogação das inscrições.

Para se inscrever, o participante deve ter em mãos o CPF e RG e ainda informar  um endereço de e-mail. Neste momento, o participante também deve informar se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista (aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração). Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

A nota do Enem é utilizada como critério de seleção em muitas instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas para instituições privadas, por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e também para vagas  gratuitas nos cursos técnicos oferecido pelo Sistema  de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado também é um requisito para participar do Financiamento Estudantil (Fies) e do programa Sem Fronteiras. E ainda, para maiores de 18 anos o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Confirmação da inscrição

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Na edição do ano passado, 5,8 milhões de candidatos participaram do Exame.

O MEC alerta que devido ao grande número de acesso, principalmente nos dois primeiros dias de inscrição, o sistema fica sobrecarregado e costuma sair do ar. Entretanto, nos demais dias o site costuma suportar a demanda

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também