Rondoniagora.com

Rondônia, 05 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Polícia

Ipem intensifica fiscalização de bombas de combustível e balanças de precisão

Segunda-feira, 20 Junho de 2016 - 15:58 | Da Secom - Por Vanessa Farias


Dando cumprimento às ações programadas de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), na manhã desta segunda-feira (20), duas equipes do Instituto foram a campo fiscalizar bombas de combustível e balanças de precisão em Porto Velho.

Segundo o especialista em Metrologia, Caiann Silva, que começou a ação do dia no Posto Tucano, localizado no cruzamento da Avenida Rogério Weber com Rua João Alfredo, no Bairro Baixa da União, o procedimento em caráter de fiscalização se inicia com a abordagem, conferindo os dados da empresa.

“Se a empresa ainda não tem cadastro, nós fazemos. Um funcionário nos acompanha com a abertura das bombas, e nós fazemos a perícia interna em todos os compartimentos do equipamento, observando se não há nenhum lacre rompido ou vazamento, e também a externa, verificando se tudo está de acordo com o padrão Inmetro”, explicou.

Em seguida, a equipe faz o ensaio de vazão máxima e mínima, e assim é possível saber se o cliente ou até mesmo o proprietário do posto não está “perdendo” o combustível.

Já a equipe de balanças esteve no Mercado Central da capital, onde todas as balanças foram fiscalizadas para garantir que o produto pesado seja realmente vendido pelo valor e quantidade exatos. Segundo Adílio Feitosa, auxiliar de Metrologia, caso haja alguma irregularidade, os feirantes são notificados a encaminharem o equipamento a uma permissionária de reparo.

O feirante paga uma taxa de reprovação e o prazo é que em 10 dias o conserto seja feito. A permissionária é que comunica ao Ipem, através do site do Inmetro, que o serviço foi concluído. As equipes passam para uma nova visita periódica verificando se as imperfeições foram eliminadas e a balança está apta.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News