Rondônia, 05 de agosto de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Justiça Federal decreta prisão preventiva de empresário rondoniense flagrado com 103 kg de ouro

Terça-feira, 05 Agosto de 2025 - 16:18 | Redação


Justiça Federal decreta prisão preventiva de empresário rondoniense flagrado com 103 kg de ouro

A Justiça Federal decretou a prisão preventiva de Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos, empresário de Rondônia, flagrado com 103 kg de ouro durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Boa Vista, capital de Roraima. A apreensão, considerada histórica pela corporação, ocorreu enquanto Bruno dirigia uma caminhonete Hilux, modelo 2024. O minério foi avaliado em R$ 61 milhões, conforme a cotação atual do Banco Central.

A decisão foi proferida pelo juiz federal Victor Oliveira de Queiroz, da 4ª Vara Federal Criminal. Além da prisão, o magistrado autorizou a quebra de sigilo telefônico do investigado, permitindo à Polícia Federal acesso ao conteúdo do aparelho celular de Bruno.

Na decisão, o juiz justificou a medida como necessária para garantir a ordem pública, citando a gravidade do caso. “Trata-se da maior apreensão de ouro em mais de dois anos no Estado de Roraima – 103 kg, com valor estimado em 60 milhões de reais. A expressividade da lesão ao patrimônio federal demonstra a gravidade concreta da conduta praticada pelo custodiado, a impor ao Poder Judiciário o dever de resguardar a ordem pública, através da decretação da prisão preventiva”, destacou o magistrado.

O juiz também apontou indícios de que o caso está ligado a crimes mais complexos, como lavagem de dinheiro e atuação de organizações criminosas. “O transporte dessa quantidade de minério extrapola a incriminação decorrente da Lei 8.176/91, havendo indícios de lavagem de capitais e/ou atuação de organizações criminosas que utilizam interpostas pessoas para a prática delitiva”, registrou na decisão.

A abordagem que resultou na apreensão ocorreu na Ponte dos Macuxis, na BR-401. Bruno estava acompanhado da esposa e do filho do casal, de apenas nove meses. Durante a fiscalização, o empresário apresentou nervosismo e forneceu versões contraditórias sobre o motivo da viagem. Diante das suspeitas, os agentes da PRF realizaram uma busca detalhada e localizaram as barras de ouro escondidas atrás do kit multimídia do veículo.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também