Rondônia, domingo, 20 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Sábado, 07 de Maio de 2016 - 14h22

Multas no trânsito somente no primeiro trimestre já somam mais de 33 mil em Rondônia

Da Redacao


Nos primeiros três meses deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) registrou uma queda de cerca de 20% no número de infrações de trânsito no estado frente ao mesmo período do ano passado. Em 2016, foram 33.231 autuações enquanto em 2015, houve 40.055. Em Porto Velho, os números reduziram de 14.607, no ano passado, para 9.321, neste ano. Segundo a Companhia Independente de Trânsito (Ciatran) da Polícia Militar, a queda é reflexo da redução do efetivo.

O comandante da Ciatran, tenente coronel Alexandre de Lima, explica que a Polícia Militar atua de duas formas. A primeira seria com o policiamento ostensivo com o objetivo de coibir crimes de trânsito e ainda reduzir o número de acidentes. A outra é através de parcerias com o Detran e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semtran). Sobre a redução no número de autuações, o comandante esclarece que a quantidade de policiais nas ruas reduziu. “Nosso efetivo reduziu de 188 para 160 policiais e agora só tenho duas guarnições nas ruas. Então, estamos na expectativa da chegada de novos policiais para ganhar um reforço”, diz.

Entre as autuações realizadas no estado, destaque para dirigir veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir. Foram 3.499 em todo o estado de janeiro até março deste ano. Também neste mesmo tempo, foram 3.237 pessoas autuadas por dirigir com o documento do veículo vencido. 2.102 motoristas foram flagrados falando ao celular enquanto dirigiam e 1.351 foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool.

“É preciso muito mais consciência da população. Uma das infrações mais perigosas é a mistura de álcool de direção e ainda é a mais cometida pela maioria das pessoas. A multa é R$ 1.915,30, além de todos os problemas e falta conscientização dos problemas que isso pode acarretar, que pode ser até a morte do próprio motorista ou de outras pessoas”, alerta o tenente coronel.

Em todo o ano passado, 164.138 motoristas cometeram alguma infração de trânsito em Rondônia. A campeã foi deixar de usar o cinto de segurança (16.196), seguido de documentação do veículo atrasada (15.901). Porto Velho representou 78.623 em todo o ano de 2015. E a falta do cinto de segurança também foi a infração mais cometida pelos motoristas (10.910).

Alteração no CTB

Na última quinta-feira (5), a presidente Dilma Roussef sancionou uma série de alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As novidades incluem penas mais duras para os motoristas que usam o telefone celular ao volante. Agora, a infração passou a ser gravíssima. Segundo o comandante da Ciatran, esta é uma infração difícil de ser punida, mas que tira muito a atenção do motorista, principalmente com o uso de mensagem de texto.

Outra alteração do código foi a criação de uma infração para quem se recusa a fazer o teste do bafômetro ou outro teste que permita verificar a influência do álcool. A multa será de R4 1.915,40 e em caso de haver uma nova recusa no período de 12 meses, a penalidade dobra.

Educação

O setor de educação no trânsito em Porto Velho está desativado, segundo o comandante da Ciatran, até por conta do número reduzido de policiais. Mas, ele sinaliza que a falta de atenção dos motoristas é a maior causa de acidentes, ocasionando vários crimes de trânsito. “Independente da infração, há toda uma questão comportamental. Se você sai de casa atrasado para um compromisso, vai cometer excesso de velocidade, direção perigosa, ultrapassagem em lugares proibidos e pode até resultar num acidente de trânsito. Então, vale muito a conscientização”.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/multas-no-transito-somente-no-primeiro-trimestre-ja-somam-mais-de-33-mil-em-rondonia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions