Rondônia, segunda-feira, 18 de novembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Terça, 19 de Abril de 2016 - 18h31

Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniron realiza atendimentos

Da Redacao


O Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniron (NPJ) localizado no campus I, Mamoré, tem a finalidade de acarretar ao acadêmico o conhecimento profissional por meio de tarefas jurídicas, tanto simuladas como reais, bem como o contato com as rotinas processuais e fornecimento de serviços jurídicos gratuitos para a comunidade. Sendo assim, o envolvimento de acadêmicos e professores é de extrema importância para o sucesso do atendimento.

Com centenas de processos em andamento, o NPJ atua nas áreas administrativas, civil, ambiental, comercial, consumidor, trabalhista e tributário, não atuando somente na área criminal. Os serviços fornecidos são totalmente gratuitos, e destinados a pessoas que ganham no máximo três salários mínimos, sendo necessária a comprovação de tal recebimento.

O atendimento é feito pelos próprios acadêmicos, que lidam diretamente com as partes ouvindo e anotando as informações necessárias para a elaboração dos processos. Após a conversa com o cliente, o próprio aluno elabora a peça para dar entrada ao processo e se for necessário mais alguma informação, o acadêmico que fez o atendimento que deve buscar a informação completa. Para a professora e orientadora do NPJ, Roberta Cioatto, esse contato com as partes é de extrema importância.

“O mais importante nesse trabalho é que eles têm contato direto com as partes. Os alunos que fazem atendimento vêem a necessidade e analisam em qual tipo de ação se encaixa. Em todos os momentos eles têm o auxilio  e supervisão dos professores. O que eles aprendem em sala é mais a teoria, então este é outro ponto forte do NPJ, pois aqui eles colocam em prática tudo o que foi ensinado lá”, relata.

Já para os alunos, esse contato no começo, dá um pouco de receio, mas após o inicio do contato com a profissão, em que precisa-se ouvir os detalhes das partes, ver em qual ação se encaixa, dá-se uma sensação nova e uma visão mais crítica do que é passado em sala.

“No início eu tinha um pouco de medo deste contato com as partes, mas após o MP Itinerante, eu me permiti ter uma visão mais ampla. No NPJ o impacto para os alunos é diferente, pois na sala e aqui são contatos distintos que temos com os professores, porque aqui eles passam mais conhecimento para a gente, nos acompanham mais de perto e nos instruem a fazer o correto para auxiliar a comunidade”, completa Istefânia Miranda, acadêmica do 9º período do curso de Direito.

Os atendimento do NPJ são feitos de segunda à sexta, nos horários de 8h às 11h, 14h às 18h e 19h às 21h.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/nucleo-de-praticas-juridicas-da-uniron-realiza-atendimentos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions