Polícia
Operação da PF cumpre mandados em Rondônia e Santa Catarina contra abuso sexual infantojuvenil
Terça-feira, 06 Janeiro de 2026 - 11:39 | Redação

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (6), a Operação Retorno, voltada ao combate aos crimes de aquisição, armazenamento e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com ações em Rondônia e Santa Catarina.
A investigação teve início após a identificação de indícios de condutas criminosas atribuídas a um investigado que, à época dos fatos, residia em Ji-Paraná e, posteriormente, passou a morar no estado de Santa Catarina. As apurações apontaram a disponibilização de material ilícito na internet, o que motivou o aprofundamento das diligências.
Com base nos elementos reunidos durante a investigação, a Justiça Federal expediu três mandados de busca e apreensão, cumpridos simultaneamente nos municípios de Ji-Paraná, São Joaquim e Santa Rosa de Lima.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos equipamentos eletrônicos vinculados ao investigado, que serão submetidos à perícia técnica. Em São Joaquim, o alvo da operação foi preso em flagrante após os policiais encontrarem material contendo abuso sexual infantojuvenil armazenado em dispositivos eletrônicos.
As investigações seguem em andamento, com a análise do material apreendido, para identificação de eventuais novos crimes, possíveis vítimas e outros envolvidos.
A apuração que resultou na Operação Retorno foi instaurada e conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná. A ação marcou a primeira operação da Polícia Federal em Rondônia no ano. Em 2025, a unidade registrou a realização de 58 operações policiais, alcançando o maior número de ações deflagradas entre as delegacias do país.