Rondônia, 25 de julho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Operação da Polícia Civil mira fraude em licitação no fornecimento de carnes para escolas estaduais

Quinta-feira, 23 Novembro de 2023 - 07:26 | Redação


Operação da Polícia Civil mira fraude em licitação no fornecimento de carnes para escolas estaduais

A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco 1), deflagrou a Operação Charcuterie, que teve como alvo uma organização criminosa suspeita de fraude em licitação, relacionada à empresa responsável pelo fornecimento de carnes e charques para as escolas estaduais de Porto Velho.

A ação contou com o apoio do Departamento de Estratégia e Inteligência da Polícia Civil (DEI), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Finanças (SEFIN) e Polícia Técnica Científica (POLITEC).

Os policiais cumprem seis mandados de busca e apreensão e fiscalização em 5 das maiores escolas da rede estadual, na capital.

Durante a investigação, foi constatado que a referida empresa entregava produtos impróprios para o consumo, inclusive com indícios de falsificação de marca e selo de origem.

O que mais chamou atenção da Polícia, foi o fato de a empresa estar registrada em nome de uma terceira pessoa, utilizada como laranja, pelos líderes da organização criminosa.

Segundo a Políci, durante as investigações foram encontrados indícios de documentos fraudulentos, adulteração de embalagens e selos, o que aumentam as suspeitas levantadas anteriormente, representando um risco direto à saúde dos estudantes das escolas estaduais de Rondônia.

Os líderes desta organização criminosa podem ser denunciados por fraude em licitação, falsidade ideológica, colocação de produtos impróprios ao consumo, o que atinge não apenas a coletividade, como cada aluno atendido pela merenda escolar.

Nesta fase ostensiva participaram da operação cerca de 50 servidores entre policiais civis, auditores, médicos veterinários e peritos.

A denominação Charcuterie é expressão originada do francês que consiste na técnica de preparação de alimentos que envolve o processamento e a conservação de carne, geralmente por meio de métodos como salga, cura, defumação e fermentação.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também