Polícia
Operação mira organização criminosa que usava empresas de fachada e fazendas em Rondônia
Quarta-feira, 21 Maio de 2025 - 15:08 | Redação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Sucessão, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro. As ações ocorreram nos municípios de Rolim de Moura, Machadinho do Oeste e Nanuque (MG), onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.
As investigações apontam que os entorpecentes, oriundos da Bolívia, ingressavam no Brasil pela zona rural de Alta Floresta. Em uma etapa anterior da apuração, a Polícia Militar apreendeu aproximadamente 1,5 tonelada de cloridrato de cocaína, transportada em caminhões modificados para ocultar a droga. A operação resultou em prisões em flagrante e no mapeamento da estrutura da organização.
Com o avanço das investigações, a Polícia Federal identificou os responsáveis intelectuais pelas operações ilícitas. A nova fase visa apreender bens móveis, documentos, eletrônicos, dinheiro em espécie e outros elementos que contribuam para a responsabilização penal dos envolvidos.
O grupo criminoso utilizava empresas de fachada, fazendas com rebanhos bovinos e contas em corretoras de criptomoedas para ocultar e movimentar valores ilícitos. Durante a deflagração da operação, também foi registrado um flagrante de porte ilegal de arma de fogo, que constava como furtada.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de capitais.