Rondônia, segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 13 de Julho de 2022 - 08h51

PM e Bombeiros receberam mais de 7 mil trotes em Porto Velho somente neste ano

da Redação


PM e Bombeiros receberam mais de 7 mil trotes em Porto Velho somente neste ano

O Centro Integrado de Operações (CIOP) de Porto Velho, responsável por controlar os serviços de atendimento às chamadas de emergência e distribuição de ocorrências da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, recebeu mais de 7 mil trotes, somente este ano de 2022.

Os dados foram repassados pelo diretor do CIOP, tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Clivton Rodrigo Carvalho Reis, ao RONDONIAGORA.

De janeiro a junho deste ano, o CIOP recebeu 7.163 chamadas falsas, que são os trotes.

Segundo o diretor, o CIOP atende em média 9 mil ligações telefônicas por mês, sendo que boa parte são trotes. “Esses trotes causam prejuízos para os serviços públicos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, inclusive a outros órgãos que prestam serviço de emergência e urgência para a população como é o caso do SAMU”, destacou Clivton Rodrigo Carvalho Reis.

O diretor fez um alerta para a população. “Viemos a público em busca de conscientizar a população, principalmente, as crianças e adolescentes, que os trotes podem trazer sérias consequências, pois o deslocamento desnecessário de uma viatura para atender uma falsa comunicação impede que aquela pessoa que realmente necessita de socorro, seja atendida. Nós precisamos despertar o nosso senso de cidadania e precisamos começar pelas crianças e adolescentes”, orientou Clivton Rodrigo Carvalho Reis.

Conforme os dados apurados pelo CIOP, em janeiro deste ano, foram registrados 738 trotes, fevereiro, 513, março, 686, abril, 1.626, maio, 1.353 e junho 2.247.

De acordo com a LEI 3.862, de 19 de julho de 2016, passar trote nos telefones de serviços essenciais como 190 da Polícia Militar, 192 Samu e 193 do Corpo de Bombeiros, é crime e pode resultar em multa para o responsável pela linha telefônica.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions