Rondônia, 18 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

PM lança programa de segurança rural com georreferenciamento na Ponta do Abunã

Segunda-feira, 20 Março de 2023 - 11:43 | da Assessoria


PM lança programa de segurança rural com georreferenciamento na Ponta do Abunã

Para garantir mais segurança aos moradores da área rural de Rondônia, o governo do estado, por meio da Polícia Militar criou o programa que agiliza o atendimento de ocorrências por meio da tecnologia.

Esse programa acontece em parceria com sociedade civil organizada, através de uma iniciativa público privada e já está em operação desde o dia 6 de maço de 2023, em Porto Velho, no distrito de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo e Nova Califórnia, trazendo mais celeridade ao atendimento de ocorrências nessas regiões distantes.   

 A PM usa equipamentos modernos e coleta os dados dos moradores, das propriedades, dos funcionários e também realizam mapeamento de maquinários e equipamentos agrícolas.  Os dados são lançados em um sistema e cada propriedade recebe uma placa de identificação, em caso de urgência, o produtor aciona a polícia, informa o número e a coordenada geográfica para agilizar o atendimento.

O Coronel Robson Brancalhão, comandante regional de policiamento afirmou que esse programa é inovador e inclui a participação dos moradores dessa região diretamente em contato com a polícia.

“O mapeamento das regiões, organização dos conselhos de segurança rural, a criação de grupos para troca de mensagens entre os vizinhos e eventuais pedidos de socorro são essenciais e facilita o trabalho da polícia na entrega de uma rápida ação de resposta.”

O programa segurança rural é feito junto com a sociedade e traz mais qualidade de vida aos moradores dessas áreas.  

O governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem acompanhado e dado o suporte necessário para que a polícia desempenhe de forma rápida e ágil o trabalho de combate ao crime. O Secretário da Sesdec, Felipe Vital, reforçou que além  do atendimento às ocorrências de possíveis crimes na área rural, o dever do Estado é criar métodos que inibam e/ou evitem tais práticas criminosas.

“Nossa missão é entregar aos cidadãos segurança pública eficaz para que eles tenham tranquilidade para trabalhar, cuidar da família e de seus bens. O trabalho da polícia é, além de combater o crime, agir de forma ostensiva e preventiva, por isso o governo investe em tecnologia e equipamentos de ultima geração.", frisou Vital.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também