Rondônia, sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Terça, 15 de Maio de 2018 - 12h12

Polícia Civil conclui 90% dos inquéritos instaurados em 2017; Foram registradas quase 250 mil ocorrências

da Redação


Polícia Civil conclui 90% dos inquéritos instaurados em 2017; Foram registradas quase 250 mil ocorrências

Cerca de 90% dos 15.694 inquéritos instaurados pela Polícia Civil de Rondônia em 2017 foram concluídos. O total equivale a mais de 14 mil identificações de autores de crimes. A informação foi repassada pela Direção Geral da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (15), em Porto Velho.

Um dos casos de identificação dos criminosos é em relação à morte do ex-prefeito de Candeias do Jamari, Francisco Vicente de Souza (Chico Pernambuco). Ele foi assassinado em 18 de março de 2017. No início de maio do mesmo ano, a delegada responsável pelo caso prendeu parte do bando. Neste ano, três dos acusados foram condenados e outros três ainda vão a júri popular.

Ainda conforme a Polícia Civil, no ano de 2017 houve o registro de mais de 247 mil ocorrências, sendo que cerca de 95 mil foram realizadas pela Polícia Militar e mais de 150 mil diretamente nas Delegacias da Polícia Civil distribuídas pelo estado de Rondônia. Para a direção da instituição, o número representa credibilidade.

Operações
Muitas vezes as denúncias, investigações resultam em operações. Entre janeiro e dezembro de 2017, aconteceram ao menos 140. Uma delas foi a Operação Meganha, deflagrada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o cumprimento de 48 mandados de busca e apreensão, mais de 30 mandados de prisão preventiva e seis afastamentos de agentes públicos.

O objetivo da operação foi combater atos ilegais de favorecimento a presos do Sistema Carcerário local. A ação envolveu mais de 200 policiais civis.

Ainda, a operação Rota Invertida combateu crimes ambientais na região do Vale do Jamari; e a Walking Dead, desencadeada pela Delegacia de Ouro Preto do Oeste, desarticulou quadrilhas de tráfico de drogas e roubo.

Prisões, homicídios e apreensões
No total, foram 6 mil prisões em flagrantes, mais de 1,5 mil por mandados de prisão.

Com relação a homicídios, foram registradas 515 ocorrências e elucidada cerca de 60% destas.

Ainda recuperou mais de 2 mil veículos, apreendeu 1,5 mil armas e cerca de uma tonelada de entorpecentes por meio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil da capital e unidades do interior.

Foram ouvidas ainda cerca de 60 mil pessoas nas delegacias do Estado de Rondônia, assim como, a autoridade policial solicitou mais de 3 mil medidas protetivas ao judiciário a favor de mulheres vítima de violência.

Infraestrutura
O Instituto de Identificação Civil e Criminal “Engrácia da Costa Francisco” da Polícia Civil do Estado de Rondônia (IICCECF/PCRO) cresceu. Foram inaugurados 22 novos postos distribuídos em todo Estado no ano passado, tendo como reflexo um aumento no número de atendimento passando de 108 mil solicitações de RG, sendo entregues mais de 93 mil documentos.

A polícia destaca que 80% da produção do documento de identidade é realizado manualmente.

O IICC também realizou 14 operações de documentos na capital e 24 no interior, assim como produziu 372 laudos papiloscópicos em local de crime e 522 laudos necropapiloscópicos, expediu ainda mais de 4.000 certidões de antecedentes criminais e promoveu a abertura de 7.770 registros criminais em todo o estado.

Com o Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol), a Polícia Civil arrecadou nos últimos anos mais de R$ 8 milhões, tendo realizado com este recurso investimentos em equipamentos permanentes, como a aquisição de computadores, cadeiras, mobiliários e divisórias, impressoras, aparelhos celulares, bebedouros, arquivos deslizantes, câmara de fumigação, caminhão guincho, rabecões, viaturas, caminhão baú, caminhonetes, camisetas padronizadas, entre outras ações que colaboraram diretamente com o desenvolvimento institucional.

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Eliseu Muller, explica que os resultados apresentados são frutos de um trabalho iniciado nos últimos anos dentro da Polícia Civil que conta com a dedicação e eficiência de seus servidores.

“Estamos em um novo momento da Polícia Civil, implementando e desenvolvendo projetos que promovam mais eficiência nas ações da instituição com o objetivo de melhor atender à sociedade, contudo sem perder a sensibilidade para com quem faz a mão de obra deste órgão, a exemplo de nossos servidores”, disse o delegado.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions