Rondônia, quinta-feira, 29 de julho de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quinta, 08 de Julho de 2021 - 09h33

Polícia de Rondônia cumpre mandados em operação contra quadrilha de pirataria online

da Redação


Polícia de Rondônia cumpre mandados em operação contra quadrilha de pirataria online

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (8) em Porto Velho, durante a Operação 404, deflagrada pelo Núcleo de Combate às Defraudações, para apurar crimes praticados na internet contra a propriedade intelectual na Internet.

Ação faz parte de mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria de Operações Integradas), Polícias Civis e Agências de Aplicação da Lei dos Estados Unidos e Reino Unido.

Além de Rondônia, os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Espirito Santo, Maranhão, Mato Groso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. No Reino Unido e Estados Unidos também foram cumpridos mandados.

De acordo com o Delegado Swami Otto, titular da Defraude, no Brasil, os conteúdos de filmes e séries, que são protegidos por direitos autorais, eram disponibilizados de forma ilícita no site SuperFlix, sem a autorização dos proprietários. “Não precisava de assinatura para acessar o site, os administradores ganhavam por acesso. Somente nos dados de pesquisa realizado pela Polícia, foi verificado que no mês de maio deste ano, o site teve mais de 17 milhões de acesso, sendo considerado um dos mais acessados no país”, detalhou o delegado.

Em Porto Velho, os policiais apreenderam computadores, notebooks, aparelhos celulares e pen drive, na residência de investigados. Todo o material apreendido auxiliará nas investigações. “As investigações continuam, para que futuramente os administradores sejam responsabilizados pelos crimes cometidos”, afirmou Swami Otto.

Segundo o delegado, ainda não é possível saber o valor movimentado pelos administradores. “Nós vamos conseguir saber quando tivermos acesso às contas bancarias dos investigados”, disse.

O delegado destacou ainda, que a pena para quem prática esse tipo de crime é de reclusão, de dois a quatro anos. Os investigados podem ser indiciados ainda por associação criminosa e lavagem de capitais.

A ação integrada no combate à pirataria online está sendo deflagrada com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations (HSI) e Departamento de Justiça) e do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU - Police Intellectual Property Crime Unit).

Operação 404 - O nome faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível. Essa é uma das principais ações da operação: tornar indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais das vítimas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions