Rondônia, 21 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Polícia desarticula bando especializado em roubo a residências e carros; fabricantes de armas foram presos

Terça-feira, 03 Setembro de 2019 - 12:07 | da Redação


Polícia desarticula bando especializado em roubo a residências e carros; fabricantes de armas foram presos

A Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DERF), conseguiu desarticular uma organização criminosa especializada em praticar roubo a residências e veículos em Porto Velho, durante a Operação Arcabuz, deflagrada na manhã desta terça-feira (3). As ordens para a prática dos crimes partiam de dentro do presídio Urso Branco, segundo revelou o delegado Marcelo Resem, durante uma coletiva de imprensa.

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra os apenados Maicon Jordan Lima de Souza, Gealison Batista Alves, Daniel Barros da Silva, e Hecton Colares Souza. Também foram presos Júlio Cesar Pereira da Silva, Thays Spanember Ferreira, Antônio Fernandes dos Santos, e Henrique Ferreira dos Santos. Andeilson Barbosa da Silva, e Gabriel da Silva Sena estão foragidos.

As investigações duraram aproximadamente 60 dias, e os policiais apuraram através de interceptações telefônicas, que o apenado Maicon Jordan Lima de Souza, era o responsável por comandar os roubos de dentro do presidio Urso Branco. Recentemente, ele foi transferido para o presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, o 603. “Ele definia o papel de cada um dos envolvidos nos roubos, decidia onde e como iria ser as ações criminosas. As negociações de compra de armas caseiras, também eram feitas por ele de dentro do presídio. Júlio Cesar era o motorista”, esclareceu Marcelo Resem.

Os policiais descobriram ainda, que Antônio Fernandes dos Santos, juntamente com seu filho Henrique Ferreira dos Santos, eram fabricadores de armas caseiras, e vendiam armamentos para facções criminosas. Os preços variavam de R$ 300 a R$ 1000, dependendo do tipo de armamento. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais apreenderam materiais que eram usados para a fabricação. Eles fabricavam em dois endereços, em uma residência no Bairro Jardim Santana, e em outra casa em Candeias do Jamari. “Eles dois não atuavam nos roubos, apenas vendiam as armas”, disse Marcelo Resem.

Os policiais apuraram ainda, que Thays era a responsável em dar todo o suporte logístico para os criminosos, conforme Maicon Jordan ordenava. “O Maicon Jordan negociava as armas de Antônio Fernandes dos Santos e Henrique Ferreira dos Santos, de dentro do presídio, e Thays ia pessoalmente efetuar o pagamento. Era ela também ficava responsável de guardar drogas, dinheiro, armas, munições, e distribuía para a pratica do crime conforme Maicon Jordan ia ordenando”, detalhou o delegado.

Segundo o delegado Marcelo Resem, a organização criminosa está envolvida em pelo menos sete roubos na Capital, mas há possibilidade desse número de roubo ser ainda maior. A Polícia conseguiu identificar até o momento, o roubo de um Chevrolet Prisma, um Ford Fusion, e cinco motocicletas. Os veículos eram levados para a Bolívia, segundo Apurou a Polícia.

A Polícia Civil do Estado disponibiliza o número 197 para todo cidadão que deseja realizar denúncias sobre quaisquer práticas criminosas. Vale ressaltar que a denúncia pode ser realizada de forma anônima.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também