Rondônia, domingo, 14 de agosto de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 15 de Junho de 2022 - 08h42

Polícia desencadeia operação para prender grupo que vendia lotes em estação ecológica de Rondônia

da Redação


Polícia desencadeia operação para prender grupo que vendia lotes em estação ecológica de Rondônia

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), em três municípios de Rondônia, a 6ª fase da Operação Canaã, intitulada “Samuel”, para cumprir 10 mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. A ação acontece em Porto Velho, Ji-Paraná e São Francisco do Guaporé, com o objetivo de desarticular mais um núcleo da organização criminosa dedicada à invasão de terras públicas estaduais, nesse caso, a Estação Ecológica de Samuel, localizada no município de Candeias do Jamari.

Segundo os delegados responsáveis pelas investigações, após o loteamento da estação, efetivado com o auxílio de um topógrafo, o núcleo criminoso promovia a venda dos lotes, coordenava invasão e promovia a manutenção dos compradores no interior da unidade de conservação mediante um código de conduta interno, com um rigoroso controle de acesso por grupo armado, subsidiado pelo fornecimento e comércio ilegal de armas exercido por dois policiais militares integrantes da Orcrim, os quais também atuavam na segurança e no recebimento dos lucros.

A divisão da área da unidade de conservação resultou em aproximadamente 550 lotes, parte deles já vendida, e renderia aos investigados mais de R$ 5 milhões.

Além da estação Samuel, a organização criminosa pretendia atuar na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá e na Floresta Nacional do Jacundá, totalizando uma área de 800 mil hectares de terras públicas a serem loteadas, vendidas e invadidas, podendo chegar ao lucro R$ 320 milhões aos seus integrantes.

poiaram na operação, agentes a Sedam, Sesdec, o Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), à Delegacia Regional de Ji-Paraná por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) e 1ª Delegacia de Ouro Preto do Oeste.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions