Rondoniagora.com

Rondônia, 03 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Polícia

Presidente do Cremero diz que evento contribui à formação dos futuros médicos

Segunda-feira, 11 Abril de 2016 - 22:34 | Da Redacao


A programação do VI Encontro de Direito Médico de Rondônia, que acontece dia 6 de maio, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, em Porto Velho, conta com várias palestrantes, dentre eles, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Cleiton Bach, que vai abordar o tema “Os direitos do médico sob a ótica do Código de Ética”.

Cleiton Bach lembra que o evento, realizado há vários anos pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, chega à sexta edição com padrão cada vez mais elevado. “Nossa participação tem o objetivo de trazer informações pertinentes e conhecimentos de interesse à área médica e à jurídica. Estes encontros são importantes, porque possibilitam que arestas sejam aparadas, principalmente para que os profissionais do Direito entendam como é o funcionamento dos dois lados”, disse.

O Encontro visa mostrar para o pessoal do direito como funciona a medicina. “Não é tão simples, não é uma ciência exata, somos sujeitos a inúmeras intercorrências que podem acontecer. A única obrigação do médico é oferecer o melhor de sua dedicação.

Indagado se esses cuidados também valem para os estudantes de medicina, o presidente do Cremero afirmou que os acadêmicos têm deveres praticamente iguais aos do médico. “Nesse sentido, o evento contribui para a formação destes futuros profissionais. Eles entram na carreira sabendo dos riscos que correm caso realizem algum procedimento não preconizado em lei. É fundamental que o médico esteja consciente e trabalhe sempre se resguardando, pois o Direito Médico envolve um acusado, o médico, o acusador ou julgador, que sempre será da área do Direito”, falou.

Militando na área médica há alguns anos em Rondônia, Bach ressalta que o encontro também está contribuindo para o relacionamento médico/paciente, principalmente com a judicialização da saúde, em seu ponto de vista, irreversível. Também afirmou que os médicos precisam estar preparados para entender que o paciente tem o direito de procurar o que acha correto.

“Muitas das vezes um advogado, juiz, promotor, e até o próprio acusador, que é o paciente, não têm obrigação de conhecer medicina para procurar o que entende por direito. Sabemos que, por vezes, os pacientes têm razão em suas abordagens”, comentou o presidente.

Cleito Bach vai abordar o tema “Os direitos do médico sob a ótica do Código de Ética”, e pretende apresentar estudo de casos polêmicos para o debate, mostrando como funciona o exercício da medicina.

Organizado pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, o VI Encontro de Direito Médico de Rondônia tem como público alvo médicos, advogados, estudantes de medicina, de direito e público em geral.  O evento conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, e o patrocínio do Centro Materno-Infantil Regina Pacis; Unimed/Rondônia; Faculdade São Lucas e Hospital do Coração de Rondônia – Prontocords, .

Inscrição (gratuita) e informações: www.direitomedicorondonia.com e facebook.com/encontrodireitomedico.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News