Rondoniagora.com

Rondônia, 04 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Polícia

Projeto da Prefeitura de Porto Velho aproxima escola da comunidade

Sexta-feira, 06 Maio de 2016 - 21:22 | Da Redacao


A Prefeitura de Porto Velho realiza no próximo sábado,14, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Vicente Rondon, no Cohab, o “II Encontro da Ação Relação Escola Comunidade”. O evento é uma parceria do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur)

Para a secretária Francisca das Chagas Holanda Xavier, a “Chaguinha”, o projeto é importante porque busca estreitar a convivência entre a escola e a comunidade do seu entorno. E o fortalecimento dessa relação, por vez, possibilita que as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania sejam ampliadas. “Essa convivência harmoniosa contribui para a redução da violência escolar nas regiões de risco e vulnerabilidade social”, explicou.

A ação consiste na ocupação criativa do espaço escolar pela comunidade, nos finais de semana, com a realização de atividades educativas, culturais, esportivas. Na oportunidade também é oferecida formação inicial para o trabalho e geração de renda aos alunos e à população do entorno. “É um projeto que baseia-se na solidariedade e no diálogo, no respeito às diferenças e no voluntariado”, afirmou a secretária.

Dentro desse contexto, a vantagem que apresenta o do projeto, adiantou a secretária, é que a proposta trabalha ao mesmo tempo a valorização da cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade. E essa interação contribui também para fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento, tanto entre os alunos como também na comunidade em geral que passa a interagir de forma mais direta com a escola.

“Nessa aproximação, buscamos estabelecer uma via de mão dupla onde a escola amplia a sua relação com a comunidade e, por meio da troca de saberes, fica mais fácil de se promover um redimensionamento das práticas pedagógicas aplicadas, tornando-se mais inclusiva e competente na sua ação educativa”, frisou.

Programação

O II Encontro da Ação Relação Escola Comunidade será aberto às 8h30. Na sequência, às 8h45, os alunos da escola Joaquim Vicente Rondon farão uma presentação cultural com a Orquestra Lira Dourada e outras atrações como capoeira, balé e ginástica rítmica. Às 9h30 terão início os jogos recreativos (apenas para as crianças) e as oficinas. Às 12h30, será encerrada a ação com a entrega de certificados aos participantes das oficinas.

Estão previstos a realização de quatro oficinas com 30 vagas cada que estarão abertas à participação de adultos e adolescentes a partir de 15 anos. As oficinas ofertadas são confecção de puffs com garrafas pet, pintura em tecido, arte em tecido E.V.A., fabricação de lixeiras sustentáveis com garrafões de água. Haverá ainda exposição de artesanatos, com intuito de arrecadar fundos para as ações realizadas pela escola nos finais de semana.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News