Rondoniagora.com

Rondônia, 27 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Polícia

Quintais amazônicos - agroecologia e qualidade de vida no campo

Segunda-feira, 01 Agosto de 2016 - 12:20 | Da Redacao


O Centro de Estudos Rioterra realizou entre os dias 26 e 28 de julho, na Escola Cecília Meirelles, em Itapuã do Oeste, RO, curso sobre Agroecologia. Esta atividade de capacitação faz parte das ações do projeto “Quintais Amazônicos”, apoiado financeiramente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, através do Fundo Amazônia.

Durante os dias de curso foram apresentadas e discutidas com os agricultores várias práticas sustentáveis como a implantação de sistemas agroflorestais, rotação de culturas, manejo de  pastagens, produção de adubos orgânicos. Todas essas práticas contribuem com a conservação dos recursos naturais, diminuem os gastos com produção, revertendo tais economias em aumento de renda aos agricultores familiares, aumentam a fertilidade do solo e garantem a produção de alimentos saudáveis.

Através de oficinas, os agricultores puderam planejar suas propriedades rurais a partir de um olhar agroecológico para várias atividades produtivas relacionadas à agricultura e a pecuária. Os participantes aprenderam também, a produzir defensivos naturais com produtos encontrados facilmente nas propriedades rurais como pimenta, alho e nim indiano.

“Esperamos com este tipo de capacitação, difundir conhecimentos teóricos e práticos sobre Agroecologia entre os agricultores familiares para que eles possam desenvolver outros métodos produtivos valorizando mais os recursos existentes em suas propriedades”, disse Alexandre Queiroz, educador do CES Rioterra.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News