Polícia
Rondônia registra 19 prisões e apreensão de madeira, tratores e motosserras na segunda fase da Protetor dos Biomas
Terça-feira, 18 Novembro de 2025 - 16:29 | com informações da PMRO

A segunda fase da Operação Protetor dos Biomas, conduzida em Rondônia dentro de um esforço nacional de combate aos crimes ambientais, registrou números expressivos ao longo dos primeiros dias de novembro. As equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) contabilizaram 19 prisões, fiscalizaram áreas urbanas e rurais e apreenderam grande quantidade de madeira e equipamentos usados em ações ilegais.
Segundo o levantamento operacional, foram realizados 28 atendimentos e 63 abordagens, que resultaram na apreensão de 2 tratores e 3 motosserras, além de mais de 90 metros cúbicos de madeira, entre serrada e in natura. Os materiais estão diretamente associados à derrubada irregular de árvores e ao transporte clandestino de produtos florestais.
Além do desmatamento, a operação atuou no enfrentamento ao garimpo ilegal, identificando áreas com atividade clandestina de extração mineral. Em paralelo, as equipes atenderam ocorrências de poluição sonora em diversos pontos do estado, ampliando o alcance das fiscalizações ambientais.
O conjunto de ações integra a Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país. Em Rondônia, a operação segue em execução com foco na repressão de crimes ambientais e na proteção dos recursos naturais.