Rondônia, sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quinta, 05 de Maio de 2016 - 19h28

Samu e Bombeiros unificam atendimentos para evitar duplicidade em ocorrências

Da Redacao


A partir desta quinta-feira (5), os chamados de resgates feitos tanto para o Corpo de Bombeiros quanto para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estão unificados em Porto Velho. A idéia, segundo a prefeitura, duplicidade nos atendimentos, reduzir o tempo de resposta e ainda reduzir o número de óbitos. A parceria prevê um repasse de R$ 300 mil por ano do município para o Corpo de Bombeiros.

O secretário municipal de saúde, Domingos Sávio, explica que as solicitações continuam sendo feitas pelos mesmos telefones - 192 (Samu) e 193 (Bombeiros). Lá, um médico regulador do município que vai determinar qual ambulância fará o atendimento. “Será a viatura mais próxima, e assim teremos um tempo de resposta mais rápida”, garante o secretário.

A parceria, garante a Semusa, já estava em discussão há cerca de dois ano, e dentro desse período verificou-se a viabilidade. O município recebe do Ministério da Saúde por atendimento, mas o Corpo de Bombeiros não, por isso a necessidade de um repasse financeiro. “Esses R$ 300 mil por ano será repassado através de convênio, porque eles precisam fazer a manutenção das ambulâncias, pagar pessoal, enfim, nada é de graça. E a presença de uma ambulância em cada UPA, também vai dar a sensação maior de segurança”, afirma o secretário, citando casos em que houve tentativas e até agressões entre pacientes e servidores nas unidades de saúde.

O comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Luiz Rodrigues, enfatiza que em muitos casos “perdia-se muito tempo com a duplicidade nos atendimentos” o que deve ser evitado a partir de agora. “Isso já funciona em outras capitais, e agora, serão duas ambulâncias nas UPAs, mas já estamos analisando colocar uma terceira. E também estamos tentando voltar com os socorro de motocicletas, de segunda a sexta-feira. Com isso, vamos ganhar tempo e ter uma melhor resposta no tempo de resgate e salvando a vida dos cidadãos”, garante o coronel.

Para Mara Correa, diretora do Samu, a unificação vai reduzir também os casos em que não há necessidade da presença de socorristas em acidentes. Segundo ela, o médico vai avaliar qual a necessidade para cada caso e definir se o atendimento será feito pelo Samu, pelos Bombeiros, ou pelas duas unidades. “O tipo de atendimento dos Bombeiros envolve mais resgates e salvamentos em áreas de risco. O do Samu é quando já está em segurança. E em alguns casos, o que tiver mais perto, será acionado”, garante Mara.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/samu-e-bombeiros-unificam-atendimentos-para-evitar-duplicidade-em-ocorrencias)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions