Rondoniagora.com

Rondônia, 06 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Polícia

Santo Antônio deve produzir energia exclusiva para Rondônia e Acre ainda este ano

Terça-feira, 17 Maio de 2016 - 19:36 | Da Assessoria - José Carlos Sá


Pelo menos seis, das 50 turbinas, da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, construída no Rio Madeira, em Porto Velho, devem gerar energia exclusiva para Rondônia e Acre a partir do segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito durante uma reunião no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), que reuniu lideranças empresariais, políticas e do setor elétrico do estado, nesta terça-feira (17).

Segundo a hidrelétrica, as seis turbinas juntas serão responsáveis por abastecer cerca de 40% dos dois estados. O projeto prevê que a energia produzida saia da hidrelétrica, percorrendo 20 km por meio de uma linha de transmissão, implantada pela própria Santo Antônio, até a subestação Porto Velho da Eletronorte. Lá ocorre a distribuição para estados de Rondônia e Acre. Conforme a empresa, as seis turbinas já estão montadas, a linha de transmissão já está construída e eletrificada para receber a energia produzida, restando apenas a liberação dos órgãos fiscalizadores para aumentar o nível do reservatório em 80 cm.

Destas seis turbinas, duas já estão em testes e as outras quatro sendo finalizadas. Elas devem entrar em funcionamento a partir de agosto. Juntas, elas tem capacidade para produzir 417.6 MW. Das 50 turbinas previstas, já com a ampliação, 41 estão em funcionamento, abastecendo o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Participaram na reunião a Fiero, o presidente da instituição, Marcelo Thomé e os diretores da usina, Dimas Maintinguer e Antônio de Pádua Guimarães Bemfica. Eles apresentaram a proposta, que é considerada pelos órgãos do setor elétrico, a solução definitiva para os blecautes em Rondônia e Acre.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News