Rondônia, terça-feira, 23 de julho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Sexta, 22 de Abril de 2016 - 13h38

Semad recebe na próxima semana processo para licitação do transporte coletivo

Da Redacao


O processo de licitação para concessão de transporte público coletivo em Porto Velho deve ser encaminhado na próxima semana para a Secretaria Municipal de Administração, segundo a prefeitura da capital. Atualmente, o Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM), que presta o serviço, possui um contrato emergencial válido até 7 de julho deste ano. Na terça-feira (19), o consórcio anunciou a chegada de 37 veículos novos e com isso, a conclusão do projeto acordado com a prefeitura de possuir 43 ônibus zero quilômetro. O Consórcio SIM iniciou a prestação de serviços no dia 10 de janeiro.

No próximo domingo completa um ano que o prefeito Mauro Nazif declarou a caducidade da concessão ao Consórcio Vale do Guaporé. A iniciativa da quebra de contrato foi motivada, inclusive, pela reclamação constante dos usuários do sistema, principalmente, com relação às péssimas condições dos veículos que trafegavam pela cidade.

Com a quebra do contrato anterior, a prefeitura licitou de forma emergencial uma nova empresa e já anunciou a concorrência pública para uma nova concessão. Dessa forma, o processo começou a tramitar e está sob análise da Controladoria Geral do Município (PGM), informa a prefeitura.

Apesar do contrato ser emergencial, foram definidas obrigações de melhorias na prestação de serviços, entre elas a renovação da frota e atendimento de novas rotas. Segundo o Consórcio SIM, com os 43 veículos novos, o tempo de uso e de fabricação dos ônibus, Porto Velho passou a ter melhor idade média de transporte coletivo de todas as capitais do país e com uma das tarifas mais baixas. Em nota, o SIM garante que já pleiteia um alinhamento da tarifa, que hoje custa R$ 2,60, e informa que já apresentou à Secretaria Municipal de Transporte (Semtran), um amplo estudo com a necessidade de alinhar uma tarifa ideal que proverá na sustentabilidade das “boas condições da prestação do serviço. Segundo a diretora executiva do SIM, Elisabete Barofaldi, a empresa não poderá dar continuidade às melhorias, sem o reajuste necessário.

Com relação a esse possível reajuste, a prefeitura informa que o assunto está em análise, as ainda não foi formalizado pelo SIM um pedido de reajuste da tarifa. Em fevereiro, o prefeito disse concordar que os investimentos realizado pelo consórcio foram altos, mas contratualmente as empresas sabiam que precisavam realizar, e que somente após a conclusão das metas, agora anunciadas pelo consórcio, é que o pedido de reajuste seria analisado. À época, Nazif garantiu que o valor não será superior a R$ 3.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/semad-recebe-na-proxima-semana-processo-para-licitacao-do-transporte-coletivo)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions