Rondônia, sábado, 19 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Sexta, 03 de Junho de 2016 - 16h24

Sesdec coloca patrulha ostensiva em área de proteção ambiental no Rio Madeira

Da Redacao


Mais de 200 dragas foram retiradas da Área de Proteção Ambiental (APA) no Rio Madeira durante a terceira fase da Operação Azougue, segundo a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A ação apreendeu ainda seis balsas, com motores e materiais utilizados na garimpagem ilegal, duas pepitas de ouro, dois volumes de mercúrio. Seis pessoas foram presas em flagrante. A partir de agora, o local terá patrulhamento ostensivo.

De acordo com o tenente-coronel André Luiz Glanert, gerente de fronteiras da Sesdec, com a finalização da operação, será mantida uma patrulha com embarcação para policiamento ostensivo na APA com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria de Meio Ambiente (Sedam), além de permanecer com o apoio da Marinha que já realiza esse patrulhamento. Outra medida para sanar o problema de extração ilegal de ouro na APA, segundo Glarnet, será a elaboração de um plano de manejo por parte da Sedam, delimitando a área e o tempo de atuação, limite do número de dragas, dentre outras medidas de fiscalização.

Além das prisões e apreensões, seis multas, somando R$ 300 mil foram aplicadas. Segundo a Sesdec, o resultado foi positivo, e contou com 95 servidores militares, policiais e bombeiros. Cinco embarcações e nove viaturas foram utilizadas para coibir e combater o extração ilegal de ouro e outros minerais em cerca de 21 quilômetros de  APA no Rio Madeira. A área compreende a extensão entre da Usina de Santo Antônio até a curva do Belmont.

A Operação Azougue foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambienta (Sedam), Polícia Militar Ambiental (BPA), Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Civil, Companhia de Operações Especiais (COE), Núcleo de Operações Aéreas (NOA), Gerência de Fronteiras (Gesfron) e Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph).


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/sesdec-coloca-patrulha-ostensiva-em-area-de-protecao-ambiental-no-rio-madeira)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions