Polícia
Só em agosto, 8 pessoas foram presas por furto de energia em Rondônia, a maioria na capital
Quinta-feira, 04 Setembro de 2025 - 11:06 | Redação

As ações de combate ao furto de energia realizadas em Rondônia no mês de agosto resultaram em 8 prisões em diferentes municípios do estado. Por meio de análise do Centro de Inteligência de Combate às perdas e inspeções de rotina, equipes da Energisa identificaram ligações clandestinas em residências e estabelecimentos comerciais. Após a constatação da fraude, a distribuidora acionou a Perícia Técnica (Politec), que confirmou a prática ilegal, e em seguida comunicou a Polícia Militar, responsável pelas autuações em flagrante.
Porto Velho lidera número de ocorrências
A capital rondoniense concentrou a maior parte dos casos, com 5 prisões. Entre os alvos, estavam duas distribuidoras de bebidas, uma panificadora, uma loja comercial e uma residência. Já no interior, houve uma prisão em Ariquemes (residência), outra em Ji-Paraná (residência) e uma em Cacoal, em um mercado.
Risco e prejuízo coletivo
Segundo a Energisa, o chamado “gato de energia”, além de ilegal, coloca em risco a vida das pessoas, podendo provocar choques elétricos, incêndios e até acidentes fatais. Também causa prejuízos financeiros que são divididos entre todos os consumidores, impactando diretamente na conta de luz.
O setor de Perdas da Energisa Rondônia reforça a gravidade da situação. “O furto de energia coloca vidas em risco e compromete a qualidade do fornecimento para toda a comunidade. É um crime que traz consequências sérias para a segurança e para o bolso de quem paga a conta corretamente. Por isso, intensificamos as fiscalizações e contamos com o apoio da população para denunciar”.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo central 24h da Energisa 0800 647 0120 ou pelo 190 da Polícia Militar.