Polícia
Terror dos anos 90 e solto no começo do ano, "Marcão do Nacional" é preso novamente por estupro
Sábado, 11 Julho de 2026 - 15:00 | Redação

Um dos criminosos mais temidos de Porto Velho nos anos 90, Marcos Ramos de Lima, o "Marcão do Nacional", de 53 anos, foi preso novamente pela Polícia Militar na manhã deste sábado (11), no loteamento Porto Park, na zona Leste da capital.
Agora ele é acusado de violência doméstica, lesão corporal, ameaça, cárcere privado e de obrigar a companheira a de estupro. A prisão foi realizada por policiais militares do 5º Batalhão após um homem procurar o quartel da PM e denunciar que havia presenciado as agressões. Ele informou ainda que o suspeito poderia fugir caso percebesse a chegada da Polícia.
Com apoio do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), os militares seguiram até um imóvel na região do bairro Porto Cristo. Ao chegarem ao local, encontraram o acusado em um pequeno cômodo ao lado da vítima. Durante a abordagem, Marcão ainda tentou fugir, mas foi contido e preso.
Aos policiais, ele confirmou que mantinha um relacionamento com a mulher há cerca de dois meses e admitiu que os dois discutiram durante a manhã quando ela decidiu deixar o local para buscar alguns pertences. Ele também afirmou que a discussão terminou em agressões físicas e confessou ter utilizado um cabo de madeira para atingi-la.
Já a mulher apresentou um relato mais amplo. Ela afirmou que foi ameaçada de morte e correu em busca de ajuda na Casa de Profeta Missão Resgate, mas acabou alcançada pelo agressor, que a atacou com um cabo de foice, provocando lesões nas costas e em um dos braços.
Ainda conforme o relato da vítima, várias pessoas que estavam no centro de recuperação tentaram impedir as agressões, mas não conseguiram conter o acusado. Ela contou que a violência só terminou depois que aceitou retornar ao cômodo onde ele estava e, já no imóvel, foi obrigada a manter relação sexual contra a sua vontade. A mulher também afirmou que foi impedida de sair do local, permanecendo em cárcere privado.
Durante a ocorrência, os policiais verificaram que Marcão utilizava tornozeleira eletrônica e constataram, por meio do sistema de monitoramento, que o endereço cadastrado era o da Casa de Profeta Missão Resgate. Segundo o denunciante, ele era assistido pela instituição, mas foi desligado após iniciar o relacionamento com a vítima, passando a morar em um pequeno cômodo cedido por outro morador nas proximidades.
Marcão obteve progressão para o regime semiaberto no início deste ano. Ele acumula condenações por roubos, homicídios, latrocínio e estupro. Após a prisão, foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.