Rondônia, 20 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Acir é líder absoluto na preferência do eleitor

Domingo, 24 Novembro de 2013 - 10:05 | RONDONIAGORA


Acir é líder absoluto na preferência do eleitor

O bom trabalho do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) em Brasília na “guerra” pela liberação de emendas para obras de infraestrutura e saúde em Rondônia começam a produzir frutos. Pesquisa do Instituto Phoenix nas cidades de Ji-Paraná, Presidente Médici e Alvorada demonstra a consolidação da liderança do parlamentar na Região Central do Estado. Foram ouvidas 172 pessoas entre 6 a 10 de novembro. No cômputo geral, Acir aparece com 24,4% das intenções de voto para o Senado. Seus potenciais adversários em 2014, a ex-senadora Fátima Cleide (PT) aparece com 4,4%; Alan Queiroz (PSDB) tem 4,1%; e o deputado federal Moreira Mendes (PSD) ficou com 1,6%. Outros nomes foram estimulados, a exemplo da vereadora Scheila Cassol (Pros), Padre Ton (PT), Agnaldo Muniz (PSC), Luizinho Goebel (PV) e até o governador Confúcio Moura (PMDB). Scheila, que é vereadora em Pimenta Bueno, deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Padre Ton e o governador Confúcio estarão disputando o Governo no próximo ano.



Em Ji-Paraná, a liderança do senador Acir Gurgacz é incontestável. Ele aparece na pesquisa com 35,8% da preferência do eleitorado. Seus possíveis adversários, Fátima Cleide (PT) aparece com 3,8% e Moreira Mendes (PSD) com 3,5%. Em Presidente Médici, Acir pontuou 21,6%. Fátima Cleide (PT) outros 5,3% e Moreira Mendes não aparece em nenhuma das amostras. Em Alvorada do Oeste, Acir lidera com 10%, seguido de Fátima com 4,5%. Moreira Mendes novamente não aparece. O deputado estadual Luizinho Goebel (PV), pré-candidato declarado a reeleição, tem 15%. A boa colocação do parlamentar é natural já que sua base eleitoral é Alvorada do Oeste.

Ji-Paraná, exemplo de parcerias

Os números favoráveis ao senador Acir Gurgacz tem uma explicação. Ele tem realizado um trabalho incansável no Congresso Nacional para liberar recursos através de emendas individuais, coletivas e buscado firmar convênios nos ministérios. Acir libera a emenda, fiscaliza a aplicação e comemora os resultados. Foi assim com o viaduto e a duplicação da BR-364 no perímetro urbano de Ji-Paraná. Ele foi fundamental na decisão de Governo de construir o anel viário e garantir outros 50 quilômetros de asfalto para o 2º Distrito, onde há bairros antigos e carentes de asfalto, meio fio e drenagem. E por último, Acir garantiu a liberação de recursos para a Saúde, que serão aplicados na construção do Hospital de Ariquemes e a compra de equipamentos.

Região do Vale do Jamari Prefeito de Campo Novo lidera

O Instituto Phoenix também foi a cidade da Região do Vale do Jamari avaliar os gestores municipais. O prefeito de Campo Novo, Ocimar Ferreira (PV), lidera a preferência da população com 52,5%. O prefeito de Monte Negro, Jair Miotto (PP), aparece em segundo com 49,6%. Em terceiro, está o prefeito Eudes de Souza (PMDB) com 31,8%. E por último aparece com o prefeito de Cujubim, Ernan Amorim (PRTB) com 27,3%.

Os pesquisadores entabularam perguntas sobre a gestão de cada prefeito. Por exemplo, perguntaram ao morador de Cujubim se o prefeito Ernan Amorim estava administrando bem o município. 60,3% responderam que não. E outros 12,4% disseram que sim. Os maus resultados são reflexo da má administração do prefeito envolta em denúncias de corrupção e inquéritos do Ministério Público. Até a Câmara instalou uma CPI para investigar o prefeito. Ainda em Cujubim, 47% avaliaram que sua gestão é “péssima”.

Sobre os vereadores, Iran ganhou com 11,2%. O Professor Alemão aparece em segundo com 10,1% e Djalma em terceiro com 8,9%.

Em Campo Novo, o prefeito Ocimar Ferreira foi bem avaliado. 54,8% disseram que ele administra bem a cidade em que mora. Outros 31,9% acham que não.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também