Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Ações de Sérgio Moro tiveram reflexo em Rondônia, diz presidente da Assembleia Legislativa

Terça-feira, 16 Abril de 2019 - 17:00 | da Assessoria


Ações de Sérgio Moro tiveram reflexo em Rondônia, diz presidente da Assembleia Legislativa

O ministro da Justiça, Sergio Moro, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (16), no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho. A honraria foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), e pelo proponente da homenagem, deputado Adelino Follador (DEM). O governador Marcos Rocha (PSL) também participou do ato.

Sergio Moro agradeceu aos parlamentares pela entrega da Medalha e disse que pretende voltar a Rondônia quando for apresentado o terceiro projeto endurecendo as medidas contra a criminalidade.

O presidente Laerte Gomes afirmou que ações de Sergio Moro tiveram reflexos positivos em Rondônia, por isso o ministro é merecedor da homenagem. Laerte também citou problemas vivenciados no Estado, relacionados à criminalidade que, segundo ele, mereciam a atenção do ministro da Justiça. Laerte falou sobre a crise no setor carcerário rondoniense e destacou os registros de constantes fugas de prisioneiros, a intervenção militar no Sistema Prisional e o movimento paredista de agentes penitenciários que já ultrapassa cem dias.

Laerte ainda citou os crimes na região de fronteira e afirmou que a fragilidade da ação do Governo Federal, vem possibilitando o aumento de práticas criminosas. “Principalmente o contrabando de armas, tráfico de pessoas, narcotráfico, garimpo ilegal, e as ocorrências de roubos de carros para serem trocados por drogas na Bolívia tem sido constante”, pontuou o presidente.

O parlamentar também abordou a questão dos conflitos agrários, alertando para os seguidos casos de morte e de violência extrema no campo. Laerte disse ser necessária uma estrutura mínima para combater os conflitos.

“Principalmente nas regiões do Vale do Jamari e no Vale do Guaporé. É preciso atenção especial dos órgãos de inteligência para inibir a ação de bandidos que escondem suas atuações criminosas, com rótulos de movimentos sociais”, defendeu o presidente da ALE.

Laerte concluiu o discurso afirmando acreditar na atuação do ministro quanto aos problemas que vêm comprometendo a segurança pública, promovendo o caos social, e enlutando famílias. “Esperamos contar com o apoio do Governo Federal, de forma permanente, com estrutura operacional necessária para o enfrentamento destas questões”, concluiu.
Sérgio Mouro, antes de apresentar o projeto de Lei Anticrime, parabenizou o Governo de Rondônia pelo lançamento do pacote anticorrupção e disse que, enquanto ministro, seu dever não é apenas o de fomentar reformas e aprimoramentos no âmbito federal, mas, igualmente, incentivar mudanças no plano estadual.

“A responsabilidade da construção de uma administração pública mais íntegra não é unicamente do Governo Federal. Os governos estaduais têm uma grande responsabilidade, que, aliás, é uma responsabilidade de todos nós. Quando o governador Marcos Rocha me convidou para o lançamento de um pacote anticorrupção em prol da transparência, do controle da administração pública eu me senti quase que obrigado a vir, pois considero extremamente importante que os poderes executivos estaduais tomem esse tipo de iniciativa”, considerou Moro.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também