Rondônia, sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 12 de Fevereiro de 2014 - 17h13

Agente do IBGE quase apanha de vereador em Vilhena

RONDONIAGORA


Na manhã de terça-feira, em pleno plenário, o suposto líder dos taxistas de Vilhena destratou em altos berros uma humilde recenseadora do IBGE, designada para entrevistá-lo, realizando um trabalho que, ao contrário do que faz Carmozino Taxista, é muito útil para a população.
Não é fácil o trabalho das equipes de campo do IBGE em todo o Brasil. Recursos escassos, grandes distâncias, veículos escangalhados, falta de logística são as dificuldades mais frequentes. Uma, no entanto, está anunciada até em seus manuais de trabalho: é a resistência que boa parte das pessoas ainda tem na hora de revelar, mesmo que em caráter confidencial (como assegura a lei), informações pessoais tais como valor dos rendimentos, endividamento, crenças religiosas etc.
A cada censo, a direção daquele órgão federal, que presta um serviço de muito valor para o país, busca aperfeiçoar mecanismos internos para evitar que dados inconsistentes prejudiquem a qualidade de suas pesquisas.
Um episódio grotesco registrado em Vilhena esta semana demonstrou mais uma vez o quanto a tarefa é difícil: um agente de pesquisa do IBGE foi entrevistar na terça-feira o vereador Carmozino Taxista (PSDC) numa pesquisa feita justamente sobre... renda média.
Para espanto dos presentes, Carmozino passou a agredi-la verbalmente, com palavras de baixo calão, dizendo, entre outras, as seguintes frases: “Não respondo coisa nenhuma, esse Governo Federal não faz nada por Vilhena”; “É a décima vez que me procuram, tenho mais o que fazer”; “Vá à m...”.
A recenseadora tentou, em vão, explicar que seu trabalho estava amparado em lei. No caso, o diploma legal número 5.534, de alcance nacional. Carmozino continuou com seu destempero até que a funcionária se retirou, com seu trabalho prejudicado.

EXEMPLO QUE VEM DE BAIXO
Entre os presentes, um agente comunitário de saúde (PSF) que preferiu não se identificar, por motivos óbvios, viu toda a cena e comentou: “Respeitar a lei nunca foi o forte dessa câmara, imagine respeitar uma modesta funcionária que só estava cumprindo sua obrigação...”.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions