Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 14 de Junho de 2012 - 15h20

AGU JÁ RECEBEU DOCUMENTO ENVIADO PELOS MINISTÉRIOS DO PLANEJAMENTO E FAZENDA

RONDONIAGORA


A caravana de servidores que estava em Brasília desde o início da semana iniciou o retorno à Rondônia no início da tarde.Após das manifestações desta quinta-feira na Esplanada dos Ministérios, finalmente o Ministério da Fazenda encaminhou à Advocacia Geral da União (AGU) a nota técnica necessária para a elaboração do parecer jurídico sobre a abrangência da transposição.

O dia começou com a manifestação de mil servidores em frente ao Ministério do Planejamento, que deveria encaminhar a nota técnica à AGU até ontem, quarta-feira. Os sindicalistas exigiram a comprovação do envio da nota técnica, e foram informados de que os dados haviam sido encaminhados ao Ministério da Fazenda para a elaboração de um documento conjunto. Os sindicalistas seguiram ao Ministério da Fazenda, onde, depois de horas de espera, obtiveram a confirmação, através de cópia do protocolo, de que a nota técnica havia sido enviada à AGU.

Agora, a AGU já dispõe de todos os subsídios para emitir seu parecer sobre a abrangência da Transposição. Os documentos entregues pelo Governo do Estado aos ministérios do Planejamento e Fazenda comprovam que a União custeou a folha de pagamento do Estado até 1991.

Agora os sindicalistas vão concentrar as pressões na AGU para agilizar o parecer, e depois no Ministério do Planejamento, para a divulgação da Instrução Normativa.

Embora a caravana tenha iniciado o retorno a Rondônia, na próxima semana uma comissão de sindicalistas deverá retornar à Brasília para acompanhar a tramitação. Com isso, os sindicalistas esperam que até o final da próxima semana a instrução normativa seja publicada pelo Ministério do Planejamento.

De qualquer forma, está mantida a proposta de bloqueio das entradas das obras das usinas hidrelétricas do Madeira no dia 28, caso até essa data a Transposição não tenha iniciado.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que os servidores venceram apenas a primeira batalha. "Ainda temos que lutar muito até que todos os servidores alcançados pela lei da transposição estejam enquadrados". Manoel agradeceu à bancada federal, aos deputados estaduais, ao governo do Estado, à AROM, aos vereadores e a todos os sindicatos que acreditaram na proposta de se fazer pressão em Brasília para agilizar a transposição. Ele agradeceu, principalmente, aos servidores, que se dispuseram a deixar seus lares e suas famílias, para enfrentar mais de dois mil quilômetros de estrada e ainda participar de manifestações em Brasília. "Está mais do que comprovado que as coisas só acontecem com pressão, com organização, com mobilização. E isso nosso povo sabe fazer muito bem na hora de defender os nossos direitos. Estão todos de parabéns", finalizou o presidente do Sintero.
A caravana deve chegar a Rondônia sábado pela manhã.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions