Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

AGU JÁ RECEBEU DOCUMENTO ENVIADO PELOS MINISTÉRIOS DO PLANEJAMENTO E FAZENDA

Quinta-feira, 14 Junho de 2012 - 15:20 | RONDONIAGORA


A caravana de servidores que estava em Brasília desde o início da semana iniciou o retorno à Rondônia no início da tarde.



Após das manifestações desta quinta-feira na Esplanada dos Ministérios, finalmente o Ministério da Fazenda encaminhou à Advocacia Geral da União (AGU) a nota técnica necessária para a elaboração do parecer jurídico sobre a abrangência da transposição.

O dia começou com a manifestação de mil servidores em frente ao Ministério do Planejamento, que deveria encaminhar a nota técnica à AGU até ontem, quarta-feira. Os sindicalistas exigiram a comprovação do envio da nota técnica, e foram informados de que os dados haviam sido encaminhados ao Ministério da Fazenda para a elaboração de um documento conjunto. Os sindicalistas seguiram ao Ministério da Fazenda, onde, depois de horas de espera, obtiveram a confirmação, através de cópia do protocolo, de que a nota técnica havia sido enviada à AGU.

Agora, a AGU já dispõe de todos os subsídios para emitir seu parecer sobre a abrangência da Transposição. Os documentos entregues pelo Governo do Estado aos ministérios do Planejamento e Fazenda comprovam que a União custeou a folha de pagamento do Estado até 1991.

Agora os sindicalistas vão concentrar as pressões na AGU para agilizar o parecer, e depois no Ministério do Planejamento, para a divulgação da Instrução Normativa.

Embora a caravana tenha iniciado o retorno a Rondônia, na próxima semana uma comissão de sindicalistas deverá retornar à Brasília para acompanhar a tramitação. Com isso, os sindicalistas esperam que até o final da próxima semana a instrução normativa seja publicada pelo Ministério do Planejamento.

De qualquer forma, está mantida a proposta de bloqueio das entradas das obras das usinas hidrelétricas do Madeira no dia 28, caso até essa data a Transposição não tenha iniciado.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que os servidores venceram apenas a primeira batalha. "Ainda temos que lutar muito até que todos os servidores alcançados pela lei da transposição estejam enquadrados". Manoel agradeceu à bancada federal, aos deputados estaduais, ao governo do Estado, à AROM, aos vereadores e a todos os sindicatos que acreditaram na proposta de se fazer pressão em Brasília para agilizar a transposição. Ele agradeceu, principalmente, aos servidores, que se dispuseram a deixar seus lares e suas famílias, para enfrentar mais de dois mil quilômetros de estrada e ainda participar de manifestações em Brasília. "Está mais do que comprovado que as coisas só acontecem com pressão, com organização, com mobilização. E isso nosso povo sabe fazer muito bem na hora de defender os nossos direitos. Estão todos de parabéns", finalizou o presidente do Sintero.
A caravana deve chegar a Rondônia sábado pela manhã. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

SERVIDORES PROTESTAM NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Os servidores rondonienses que realizam manifestações em Brasília seguiram para a Praça dos Três Poderes, enquanto representantes sindicais e parla...

CHEFE DA AGU DIZ QUE PARECER SOBRE TRANSPOSIÇÃO PODE SAIR ATÉ SEXTA; RAUPP CONFIA, MAS CASSOL DUVIDA

Já existem garantias para servidores civis até 1.987. Já com relação aos militares, serão beneficiados todos os contratados até 1.991.

SERVIDORES DEVEM PERMANECER EM BRASÍLIA ATÉ SEXTA-FEIRA AGUARDANDO PARECER DA AGU

A possibilidade do parecer da Advocacia Geral da União (AGU) sobre a Transposição ser divulgada até a próxima sexta-feira animou as lideranças sind...