Rondônia, terça-feira, 29 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 05 de Abril de 2017 - 15h21

Airton Gurgacz destaca importância do Dia Mundial do Autismo

da Assessoria


Airton Gurgacz destaca importância do Dia Mundial do Autismo

O deputado Airton Gurgacz (PDT) destacou em seu pronunciamento na manhã desta quarta-feira (5) no Plenário da Assembleia Legislativa, o dia 2 de abril como o dia mundial do autismo.

O parlamentar lembrou que no último domingo (2) foi comemorado em nível mundial, a realização de vários eventos que marcam o dia mundial do Autismo. Segundo ele, o Dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de alertar a sociedade e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Airton relatou que é estimado que no Brasil existam aproximadamente 2 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e 70 milhões em todo o mundo. “Tais pessoas ainda sofrem com a discriminação cultural e com atendimentos inadequados”.

Sobre Rondônia, Airton falou que não há números exatos de casos do autismo. Informou que em 2016, a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou um senso para levantar informações sobre o número de casos, “que ainda não se tem um número exato, mas que são estimados dois mil casos”.

Audiência

Airton Gurgacz lamentou que não poderá se fazer presente na audiência pública agendada para esta quinta-feira (6), a partir das 9h, no Plenário da Assembleia para debater o tema.

O evento será presidido pelo deputado Anderson do Singeperon (PV) para debater o tema e saber mais sobre o tema e aprender a conviver com as pessoas afetadas pela doença. “Especialmente por ter o parlamentar sobrinhos afetados pela doença”.

Parabenizou o parlamentar pela realização da audiência e espera que se debata o tema e se consiga compreender um pouco mais da doença, esclarecendo a comunidade e ajudando na redução do preconceito e entendimento do TEA.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions