Rondônia, sábado, 18 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 06 de Agosto de 2015 - 10h42

Airton Gurgacz visita Cosme e Damião, e trata violência sexual infantil

Assessoria


Airton Gurgacz visita Cosme e Damião, e trata violência sexual infantil
Nesta quarta-feira (05), o deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Airton Gurgacz, visitou o hospital infantil Cosme e Damião em Porto Velho. Na pauta, o primeiro atendimento que as crianças vítimas de violência sexual recebem na unidade.

Segundo a Dr. Antonieta, diretora geral do hospital, o fluxo é muito bem elaborado, mas o que foi pactuado para o atendimento da criança vitimada, não está sendo cumprido por falta de espaço físico, e pelo déficit de servidores do IML. “Solicitamos o profissional do IML, que muitas vezes leva até cinco dias para o atendimento aqui no hospital, com isso a muitas vezes a criança que tem que se dirigir ao instituto, dificultando a resolução de vários casos”, relatou a diretora.

Erika Fontinele, assistente social, elencou que outra dificuldade é o acompanhamento pós-alta, uma vez que em áreas da rede de proteção, faltam profissionais capacitados, inclusive no conselho tutelar que não consegue acompanhar a demanda, tendo em vista que o hospital atende todo o estado.
Para Daniel Pires, diretor médico, a solução seria a adequação de um espaço para o primeiro atendimento da criança e da família, que pode ser feito pela unidade, e o principal, a disponibilidade de um profissional legista no hospital, evitando a saída da vitima. “Sabemos a dificuldade da disponibilização desse profissional, mas hoje todos os problemas no atendimento partem desse”, declarou.

Airton discorreu sobre as dificuldades da saúde do estado, e lembrou que o hospital Cosme e Damião é referencia no atendimento infantil, e possui profissionais capacitados com grande esforço e dedicação ao trabalho, mas tem consciência que existe uma necessidade de melhoria no geral. “Não falamos de um hospital de um município pequeno, é o da capital que atende todo o estado, com média de cinco mil crianças por mês, é necessário os olhos das autoridades voltados pra cá”, declarou Gurgacz.

O deputado se comprometeu a buscar junto a Secretária de Segurança Pública, um profissional legista para o atendimento das crianças vitimas de violência sexual, como também o feedback da situação pós-alta com relação ao agressor. E se disponibilizou a estar sempre recebendo a equipe do hospital quando necessário. Também participaram da reunião, Sergio Pires, diretor adjunto e Dulcimar Detrichiak, assessora técnica.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions