Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

ALE entrega homenagens a Bianco, desembargador Gilberto Barbosa e aos médicos Álvaro Luiz Galvão e Liszt Jonney

Sexta-feira, 31 Maio de 2019 - 08:38 | da Assessoria


ALE entrega homenagens a Bianco, desembargador Gilberto Barbosa e aos médicos Álvaro Luiz Galvão e Liszt Jonney

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (30), Sessão Solene para entrega de Títulos e Voto de Louvor a personalidades que prestaram relevantes serviços aos Estado de Rondônia, atendendo à propositura do presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB). Foram homenageados o desembargador do Tribunal de Justiça, Gilberto Barbosa Batista dos Santos, o ex-governador José de Abreu Bianco, e os médicos Álvaro Luiz Galvão Inácio e Liszt Jonney Silva dos Santos.

A deputada Cassia Muleta (Podemos), o deputado Chiquinho da Emater (PSB), o vice-governador Zé Jodan (PSL), o procurador geral do Ministério Público, Aluíldo de Oliveira Leite, o superintendente do Sebrae, ex-governador Daniel Pereira e os homenageados, compuseram a mesa de honra. A solenidade foi muito concorrida, sendo prestigiada por diversas autoridades, empresários e

Na abertura, Laerte Gomes disse que "um dos gestos de maior grandeza é o de reconhecer. E uma atribuição desta Casa é reconhecer a quem de fato tem história. É um orgulho poder fazer essa homenagem a personalidades, que tanto contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Rondônia. Em nome do povo rondoniense, prestamos o nosso reconhecimento".

O parlamentar declarou ainda que "é uma honra estar presidindo esta Casa, no momento em que o Bianco, deputado constituinte, é homenageado. Destaco ainda o trabalho profissional dos médicos Álvaro Luiz Galvão Inácio e Liszt Jonney Silva dos Santos, além de ressaltar a trajetória brilhante do desembargador Gilberto Batista".

A deputada Cassia também registrou a sua satisfação em participar da solenidade, que homenageia personalidades de destaque na sociedade rondoniense.

Chiquinho da Emater manifestou orgulho em estar homenageando quem tem trajetória de trabalho em prol da sociedade, destacando a atuação de José Bianco, por sua seriedade e compromisso com a causa pública.

Laerte Gomes aproveitou para registrar que "a Assembleia Legislativa e o Executivo estão juntos e unidos, com um pensamento só: fazer o melhor pelo povo de Rondônia. Os esforços, de todos os Poderes, espero que lá no final, se resulte em melhorias e mais dignidade para o povo de Rondônia".

Em seguida, foram exibidos no plenário vídeos com informações sobre a trajetória dos homenageados, com depoimentos de amigos e familiares.

ALE entrega homenagens a Bianco, desembargador Gilberto Barbosa e aos médicos Álvaro Luiz Galvão e Liszt Jonney

Homenageados

O desembargador Gilberto Barbosa Batista dos Santos foi condecorado com o Título de Cidadão Honorário de Rondônia. Natural de Santos (SP), Gilberto Barbosa tornou-se advogado em 1977. Em 1984, toma posse no Ministério Público, sendo designado para o exercício dos seguintes cargos: promotor de justiça de 3ª entrância, titular da 1ª Promotoria da Comarca de Porto Velho, com atuação na Vara da Fazenda Pública e diretor do Centro de Atividades Extrajudiciais, sendo em seguida promovido para o cargo de procurador de justiça.

Ele exerceu diversas funções paralelas, tendo sido inclusive o fundador da Escola Superior do Ministério Público. Possui ainda vasta publicação de trabalhos jurídicos. O projeto concedendo a concessão desta honraria é de autoria do ex-deputado Maurão de Carvalho.

ALE entrega homenagens a Bianco, desembargador Gilberto Barbosa e aos médicos Álvaro Luiz Galvão e Liszt Jonney

O médico e pesquisador reumatologista Liszt Jonney Silva dos Santos, natural de Natal, no Rio Grande do Norte, foi condecorado com o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia. O projeto que ele integra, com estudos de Reumatologia junto às comunidades indígenas, foi agraciado com Voto de Louvor.

O também médico Álvaro Luís Galvão Ignácio, foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia. Natural de Palmeiras das Missões, no Rio Grande do Sul, ele possui formação em cirurgia geral e cirurgia vascular. Dr. Galvão é diretor técnico do Day Hospital Center Clínicas. Destaca-se na sua carreira médica por ter sido autor do primeiro implante de endoprótese bifurcada de aneurisma de aorta abdominal.

O ex-governador, ex-senador, ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, o advogado José de Abreu Bianco, foi homenageado com o Título Honorífico de Honra ao Mérito, apresentando por Laerte Gomes e o ex-deputado estadual Maurão de Carvalho. Bianco já foi agraciado, em 2008, com o Título de Cidadão Honorífico de Rondônia.

Discursos

O médico Álvaro Luís Galvão Ignácio foi o primeiro a fazer uso da palavra. Ele destacou o esforço, dele e de outros profissionais de saúde, para levar serviços médicos mais complexos para o interior do Estado.

"Foi com muito esforço, mas a população do interior merece um atendimento adequado e aproveito este momento para sugerir que seja construído um hospital estadual em Ji-Paraná, com variadas especialidades. Com boas condições de trabalho, não faltarão médicos", destacou.

Álvaro Ignácio agradeceu pelo Título Honorífico de Cidadão Rondoniense recebido. "Este ano, completo 25 anos de profissão, que eu tanto amo. Vivi muitas experiências na minha atuação, destacando os anos que trabalhei no pronto socorro João Paulo II. Muito obrigado a todos".

Em seguida, o também médico Liszt Jonney Silva dos Santos, fez um pronunciamento, destacando o projeto de Reumatologia junto às comunidades indígenas, que foi reconhecido com premiação internacional. "Esse trabalho, para se ter uma dimensão dele, ficou em segundo lugar no prêmio ILAR 2018, pela sua força social, sendo o único no Brasil nesse segmento, alavancando Rondônia na pesquisa científica para o mundo. Quando esta Casa nos concede o Título de Cidadão Honorífico e concede Voto de Louvor ao projeto, nos emociona e nos motiva a trabalhar ainda mais e a levar sempre o nome de Rondônia e de Ji-Paraná".

O desembargador Gilberto Barbosa iniciou o discurso, dizendo que "mais do que um momento de festa, é uma dádiva à reflexão. Refletir sobre o tempo, me faz lembrar que ainda jovem, iniciei no Ministério Público, acompanhando pare a passo a evolução daquela instituição. Experimentei todo tipo de dificuldades, como a falta de energia nos municípios onde atuei".

O homenageado, visivelmente emocionado, declarou que "Rondônia adotou muitos filhos e deu a eles esperança. Eu sou um deles! E sou grato por esta honraria que hoje recebo, sendo a mais significativa, entre as muitas que fui agraciado. Materializa o que sinto na alma: ser cidadão deste grandioso Estado, com muito orgulho".

Ele ainda exaltou a democracia, como um ente universal, sem adjetivos e sem ressalvas. "A democracia é um grande condomínio coletivo. Enquanto um brasileiro estiver jogado ao abandono, não existirá democracia".

José Bianco abriu sua fala informando que, neste mês, completou 45 anos de Rondônia. "Desde 1974 estou nesta terra abençoada, onde Deus construiu uma estrada larga e bem iluminada, que me permitiu chegar aonde cheguei. Rondônia cresceu nesse tempo todo e pude contribuir com esse crescimento, em momentos diferentes".

Ele lembrou que foi o deputado estadual mais votado e o primeiro presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, atuando diretamente na elaboração da Constituição Estadual. "Como governador, assumi no momento de maior crise. Muitos lembram das demissões ocorridas, mas não fizemos só demissões. Fizemos também reformas profundas, administrativas e tributárias, que foram um divisor de águas na gestão estadual".

Pronunciamentos

Daniel Pereira lembrou que foi deputado estadual e líder da oposição, quando José Bianco foi governador, mas reconheceu que em seu Governo houve avanços, com destaque para a educação. "Foram medidas tomadas em seu Governo, como a qualificação profissional, que ajudou a alavancar o nosso ensino básico, que é hoje o sexto melhor do país. Isso somado em ações como a criação da Agência Idaron".

O chefe do Ministério Público reconheceu que "cada um dos homenageados aqui contribuiu e contribui, em suas respectivas funções, para o desenvolvimento de Rondônia. Quero destacar a carreira brilhante que o hoje desembargador Gilberto Batista teve no Ministério Público e o quanto atuou em defesa da sociedade e na busca pela justiça".

O vice-governador observou que a Assembleia faz justiça ao promover a entrega de honrarias a quem tem história de lutas e de conquistas. "Rondônia se consolida como uma grande potência na produção agropecuária e, em razão disso, apresenta crescimento positivo, enquanto o país atravessa uma fase econômica difícil. Essa homenagem a quem ajuda a construir um Estado forte, é o reconhecimento a quem se dedicou e se dedica a fazer Rondônia crescer".

ALE entrega homenagens a Bianco, desembargador Gilberto Barbosa e aos médicos Álvaro Luiz Galvão e Liszt Jonney
ALE entrega homenagens a Bianco, desembargador Gilberto Barbosa e aos médicos Álvaro Luiz Galvão e Liszt Jonney
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também