Rondônia, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 25 de Março de 2010 - 11h00

Amorim denuncia manobra de Valverde para barrar investigações em Rondônia

RONDONIAGORA


A manobra perpetrada na Câmara pelo deputado federal Eduardo Valverde (PT) para evitar que uma comissão externa daquele Poder viesse a Rondônia, acompanhada de um delegado da Polícia Federal e um procurador federal, investigar a sindicância feita pelo Dipoa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), órgão do Ministério da Agricultura, que resultou na operação Abate, foi considerada pelo deputado Ernandes Amorim (PTB), autor da proposta, de “desrespeitosa” e de uma “afronta” a construção de uma unidade da bancada federal.“Foi no mínimo uma deselegância e desrespeito para com um colega de bancada e, pior, da base aliada do governo Lula. Lutamos esse tempo todo para provar que houve irregularidades nas investigações conduzidas em Rondônia pelo Dipoa que redundou na operação Abate. Houve inversão dos papéis, quem denunciou as mazelas passou para o rol de culpados, execrados e, os grandes frigoríficos que atuam de forma irregular tão ai recebendo inclusive financiamentos de bancos oficiais como o BNDES”, reclama Amorim a posição de seu colega Valverde.

O parlamentar estranha esse posicionamento de quem devia lutar pela unidade política da bancada e, acima de tudo, por uma investigação isenta sobre as denúncias de irregularidades praticadas no Estado para favorecer conglomerados frigoríficos com atuação em Rondônia, em detrimento dos pequenos e médios. Valverde, segundo Amorim, objetou contra a vinda da Comissão e articulou votos contrários em plenário. “Uma deselegância sem precedentes, não apenas a um colega, mas principalmente, a uma investigação isenta. Porque essas manobras, o que se quer esconder? Porque essa blindagem ao Dipoa? Devo ressaltar que esse desatino não encontrou concordância de todos, pois Anselmo de Jesus do PT votou favorável a nossa proposição”, afirma Amorim.

Ele também pediu ao presidente da Câmara, deputado Michel Temmer (PMDB-SP), que peça investigação também das denúncias feitas por Valverde, em plenário da Casa, dando conta de uso de água na carne para pesar mais, mas também da utilização da carne para transportar drogas. “A JBS Friboi por nós denunciada recebeu por fax apenas uma pequena advertência e, quatro dias depois, continou a operar no Estado onde até hoje entrega carne para os consumidores. Agora a PF precisa investigar e ouvir nosso colega sobre essa grave denúncia de utilização de carne para transporte de drogas, pois os consumidores do país e do exterior devem ficar aterrorizados com uma coisa dessas. Deixo minha indignação com essa atitude, pois não esperava isso de um colega de bancada, registro minha insatisfação pública como fiz na tribuna da Câmara, mas não deixarei de perseguir uma apuração limpa, isenta e honesta sobre as irregularidades cometidas no Dipoa em nosso Estado”, disse Amorim.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions