Rondônia, sábado, 22 de setembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 27 de Abril de 2009 - 11h48

Amorim pede pressa para definir permanência de agricultores

Yodon Guedes


O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) pediu nesta segunda-feira aos ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Dilma Rousself (Casa Civil), Carlos Minc (Meio Ambiente), e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) celeridade na aprovação da saída apresentada pelo governador Ivo Cassol (sem partido) que resolve de uma só vez, os impasses para obtenção do licenciamento para construção da usina Jirau, no rio Madeira, e a permanência das cerca de cinco mil famílias instaladas em parte da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro, ameaçadas de expulsão por força de ordem judicial.

Pela proposta, apresentada no sábado passado durante reunião com mais de duas mil pessoas no distrito Rio Pardo, dentro da Flona, o Governo de Rondônia cede à reserva estadual Rio Vermelho, impactada pelas obras da usina e causa de um imbróglio para liberação da licença ambiental para construção da mesma, em troca do reconhecimento e regularização dos posseiros que vivem e trabalham há mais de 15 anos em parte da Flona Bom Futuro, onde tem rebanhos e cinco vilas e distritos (Minas Aço, Saracura, Marco Azul, Marco Vinte e Rio Pardo) com igrejas e escolas.

Amorim também solicitou especificamente ao ministro Carlos Minc, a suspensão da operação em curso na Flona Bom Futuro, onde uma força tarefa (Polícia Federal, Força Nacional, Ibama e Instituto Chico Mendes) pretende retirar o rebanho e instalar barreiras para monitoramento e contenção de entrada e saída na área.

Essa mesma proposta será apresentada também ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante evento em Manaus, nesta segunda-feira, pelo governador Ivo Cassol.

A proposta do governador, assegura o parlamentar, tem respaldo para aprovação da Assembléia Legislativa, através de seu presidente, deputado Neodi Carlos (PSDC), e dos deputados Daniela Amorim (PTB), mentora do movimento para construção de uma alternativa que assegure a permanência das famílias na Flona, e mais Ribamar Araújo (PT), Maurão de Carvalho (PP), Tiziu Jidalias (PMDB), presentes na reunião em Rio Pardo. A proposta também tem respaldo do senador Expedito Junior (PR) que se propôs com Amorim em fazerem discursos em favor dessa saída, em suas respectivas Casas de atuação - Senado e Câmara Federal -.

“Após diversas propostas apresentadas para resolver o impasse temos a grata satisfação de compartilharmos essa saída, vista com esperança pela comunidade da área e também por nós, que acreditamos sê-la factível uma vez que resolve questões de interesse do presidente Lula. De uma só vez se assegura um pedaço de chão para essas pessoas continuarem trabalhando na área como também essa pendência do licenciamento da usina Jirau, com o repasse da unidade de conservação do Estado para União. Os trabalhadores e nós estamos esperançosos que haja a sensibilidade para concretização dessa saída”, afirma Amorim.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions