Rondônia, 04 de novembro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Após expulsar produtores e destruir prédios em Alvorada, União ordena desocupação de áreas documentadas no P.A. Jaru-Aru

Terça-feira, 04 Novembro de 2025 - 10:12 | Redação


Após expulsar produtores e destruir prédios em Alvorada, União ordena desocupação de áreas documentadas no P.A. Jaru-Aru

Uma semana após as forças de segurança do Governo Federal realizarem operação para desocupação e destruição de áreas nas terras e propriedades dos produtores rurais da Linha 106 em Alvorada do Oeste, a União está notificando os agricultores do Projeto de Assentamento (PA) de Jaru-Aru, localizado no distrito de Tarilândia, a 50 quilômetros de Jaru. Esses produtores estão na mesma situação dos atingidos pela ação da Funai, Ibama e Força Nacional em Alvorada: estão com os títulos definitivos há mais de 40 anos emitidos pelo INCRA, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a saída de todos porque estariam dentro da reserva indígena Uru-Eu-Wau-Wau. 

O território reivindicado pelos indígenas com apoio do Governo Federal em Jaru-Aru tem assentadas 74 famílias. A maioria possui 50 hectares de terra produzindo café, leite e produtos da agricultura familiar, girando a economia do distrito de Tarilândia. Com as notificações, eles temem a continuidade da operação Desintrusão autorizada pela Casa Civil do Governo Lula. Já há relatos de pessoas com depressão, temendo perder tudo que conquistaram na vida.

“Estamos pedindo socorro as autoridades porque estamos passando por uma situação de calamidade. Vimos nossos filhos crescerem aqui e hoje não podemos plantar e nem colher porque as autoridades estão em nossa porta”, disse o agricultor Emídio Sardinha de Freitas. Morador desde 1985, Geraldo Pereira da Silva também pede socorro. “Nos ajudem. Não podem derrubar nossas casas e nossa roça”, pediu. “Nos ajude a sair dessa situação”, acrescentou José Francisco de Lima. Os três pais de família fizeram vídeos nas redes sócias para sensibilizar a classe política de Rondônia.

Não houve invasão, mas erro na expansão da demarcação indígena

A União fez uma expansão das terras indígenas Uru-Eu-Wau-Wau nos idos de 1984 e pegou parte do território já demarcado anos antes pelo INCRA do PA Jaru-Aru. “Então não houve invasão, mas um erro do próprio governo. E o INCRA já reconheceu isso”, disse o deputado federal Lúcio Mosquini. Mas enquanto os efeitos da liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) não forem estendidos a P.A de Jaru há o risco de todos serem evacuados do local à força.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também