Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

AROM participa de I Encontro de Prefeitos realizado pelo Conen

Terça-feira, 08 Dezembro de 2009 - 17:14 | Assessoria


Ações de combate ao uso de drogas foram debatidas no “I Encontro de Prefeitos”, promovido pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen). O evento, que aconteceu no Auditório do Ministério Público, também serviu para propor a criação dos Conselhos Municipais Antidrogas. O secretário-geral da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Charles Luiz, representou o presidente Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste. A secretária estadual de educação, Marli Cahula, representou o governador Ivo Cassol, juntamente com o secretário de saúde, Milton Moreira. Palestras sobre o tema foram ministradas pelo do secretário nacional de políticas sobre Drogas, Paulo Yog de Miranda Uchoa.



Acompanhado dos prefeitos e representantes dos municípios, Charles Luiz falou sobre a importância da atuação das prefeituras em minorar os problemas causados pelo consumo de drogas, bem como da criação de um mecanismo de informação, para evitar o surgimento de novos usuários. O secretário da AROM, destacou que “um trabalho de conscientização é preciso ser realizado nas Zonas Rurais, onde as administrações municipais encontram maiores dificuldades para atuar”. O prefeito disse, em nome do presidente Laerte, que “a AROM abertas à parcerias para desenvolver políticas antidrogas com o governo de Rondônia”.

Em todo o estado, há 17 unidades Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), três delas estão na capital, segundo o secretário estadual de saúde, Milton Moreira. Mais de R$ 1 milhão já foram investidos na assistência aos usuários de drogas, pelo governo do estado. Ele também é defensor da atuação das gestões municipais no combate as drogas, através da implementação dos conselhos, sugeridos no evento.

As escolas também são áreas importantes de atuação dos conselhos estaduais e municipais, na luta para sanar o uso de drogas. Quem destacou foi a secretária estadual de educação, Marli Cahula, que anunciou um programa de formação de coordenadores pedagógicos para atuar, de forma adequada e eficaz, contra o problema. A secretária esteve acompanhada do coordenador-geral de Apoio à Governadoria, Carlos Canosa.

Conheça o Conen

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen) é um órgão de deliberação coletiva, vinculado á Coordenadoria Geral de Apoio a Governadoria (CGAG), pela Lei Complementar nº224 de 04 de Janeiro de 2000.

A comissão foi criada pela Lei 125, de 28 de Julho de 1996, e alterado pela Lei 435, de 29 de Setembro de 1992, com sede em Porto Velho, sendo responsável pelas atribuições do poder público estadual em matérias normativas e consultivas de natureza de Prevenção; Fiscalização; e Repressão de Entorpecentes, bem como, exerce outras funções com o objetivo de formular a política estadual de entorpecentes, em obediência às diretrizes do Conselho Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também