Rondônia, domingo, 25 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 08 de Dezembro de 2009 - 17h14

AROM participa de I Encontro de Prefeitos realizado pelo Conen

Assessoria


Ações de combate ao uso de drogas foram debatidas no “I Encontro de Prefeitos”, promovido pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen). O evento, que aconteceu no Auditório do Ministério Público, também serviu para propor a criação dos Conselhos Municipais Antidrogas. O secretário-geral da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Charles Luiz, representou o presidente Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste. A secretária estadual de educação, Marli Cahula, representou o governador Ivo Cassol, juntamente com o secretário de saúde, Milton Moreira. Palestras sobre o tema foram ministradas pelo do secretário nacional de políticas sobre Drogas, Paulo Yog de Miranda Uchoa.Acompanhado dos prefeitos e representantes dos municípios, Charles Luiz falou sobre a importância da atuação das prefeituras em minorar os problemas causados pelo consumo de drogas, bem como da criação de um mecanismo de informação, para evitar o surgimento de novos usuários. O secretário da AROM, destacou que “um trabalho de conscientização é preciso ser realizado nas Zonas Rurais, onde as administrações municipais encontram maiores dificuldades para atuar”. O prefeito disse, em nome do presidente Laerte, que “a AROM abertas à parcerias para desenvolver políticas antidrogas com o governo de Rondônia”.

Em todo o estado, há 17 unidades Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), três delas estão na capital, segundo o secretário estadual de saúde, Milton Moreira. Mais de R$ 1 milhão já foram investidos na assistência aos usuários de drogas, pelo governo do estado. Ele também é defensor da atuação das gestões municipais no combate as drogas, através da implementação dos conselhos, sugeridos no evento.

As escolas também são áreas importantes de atuação dos conselhos estaduais e municipais, na luta para sanar o uso de drogas. Quem destacou foi a secretária estadual de educação, Marli Cahula, que anunciou um programa de formação de coordenadores pedagógicos para atuar, de forma adequada e eficaz, contra o problema. A secretária esteve acompanhada do coordenador-geral de Apoio à Governadoria, Carlos Canosa.

Conheça o Conen

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen) é um órgão de deliberação coletiva, vinculado á Coordenadoria Geral de Apoio a Governadoria (CGAG), pela Lei Complementar nº224 de 04 de Janeiro de 2000.

A comissão foi criada pela Lei 125, de 28 de Julho de 1996, e alterado pela Lei 435, de 29 de Setembro de 1992, com sede em Porto Velho, sendo responsável pelas atribuições do poder público estadual em matérias normativas e consultivas de natureza de Prevenção; Fiscalização; e Repressão de Entorpecentes, bem como, exerce outras funções com o objetivo de formular a política estadual de entorpecentes, em obediência às diretrizes do Conselho Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions