Rondônia, terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 11 de Fevereiro de 2014 - 16h26

Assessoria de Jaques Testoni auxilia produtor a realizar o cadastro ambiental rural

Assessoria


Assessoria de Jaques Testoni auxilia produtor a realizar o cadastro ambiental rural
O Gabinete Regional do deputado estadual Jaques Testoni (PSD), visando a importância e a grandeza desse programa de apoio ao setor rural, tem ajudado produtores rurais de Ouro Preto do Oeste e região a se regularizar e com isso poder usufruir dos benefícios posteriores ao cadastramento.
O CAR - Cadastro Ambiental Rural desenvolvido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), tem como principal objetivo promover a identificação e a regularização das propriedades e posses rurais, e efetivar sua inserção na base de dados da SEDAM de maneira ágil e eficiente.

A equipe do Deputado atendeu em 2013 mais de 1.500 produtores com visitas, orientações e palestras, sobre o Novo Código Florestal, Projeto floresta Plantada, Cadastro Ambiental Rural e auxiliou diretamente no cadastramento de 130 produtores da região, na realização do CAR.

O Deputado incentiva os produtores a se cadastrarem no CAR, garantindo assim a regularização da propriedade: “Sem o CAR, o produtor fica amarrado, não podendo fazer financiamentos, e nem renovar suas licenças ambientais, para que assim possa lidar com suas atividades geradoras de renda.”, enfatiza Jaques.

Este apoio técnico só foi possível através de muito esforço da equipe Técnica do Projeto Floresta Plantada, do gabinete do deputado Jaques Testoni, que se engajou em adquirir conhecimentos e treinou forte para hoje poder oferecer esse serviço ao produtor do Estado de Rondônia.

Os técnicos trabalham em parceria com a EMATER e também com a SEDAM. O cadastro é feito de forma simplificada seguindo as orientações do Novo Código Florestal, que diz sobre a gratuidade e cadastro simples para produtores de posse de propriedades abaixo de 04 Módulos Fiscais, que representa 240 hectares.

Segundo o técnico Joel Morais, da assessoria do deputado Jaques Testoni, essa nova ferramenta é muito importante para auxiliar no planejamento ambiental da propriedade e na recuperação de áreas degradadas. Ronei Silva, também da equipe, ressalta que, com o CAR o produtor fica legal e assume compromissos, evitando sansões e multas posteriores.

CAR - Cadastro Ambiental Rural

O que é o CAR: Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente – SINIMA, O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que se constitui em uma base de dados georreferênciada das propriedades e imóveis rurais Brasileiro.

Para mais informações acesse: Facebook: FanPage: Plantar árvores em Rondônia é um grande negócio.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions