Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Domingo, 20 de Junho de 2010 - 21h13

Audiência debate soluções para os problemas do sistema carcerário

RONDONIAGORA


A Assembléia Legislativa de Rondônia promove na terça-feira em atendimento a requerimento de autoria do deputado Doutor Alexandre Brito (PSDB), audiência pública para debater e buscar soluções para os graves problemas existentes no âmbito da execução penal (sistema carcerário) no Estado. Superlotação, política carcerária e reinserção social, são os temas pautados para este evento.

Ao destacar a importância desta audiência pública e da necessidade da ampla participação da sociedade, o deputado Doutor Alexandre Brito, afirmou que os problemas relacionados ao sistema carcerário em Rondônia são graves, e acaba atingindo de forma direta ou indireta a população.
“Mesmo diante dos recentes casos de massacres e greves, não se constata grandes avanços de gestão administrativa e operacional positiva no sistema carcerário, mas por outro lado, aumenta a cada dia os problemas e o contingente populacional de apenados”, complementou o parlamentar.

Para a referida audiência pública, a ALE encaminhou convite especial para as seguintes instituições: Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos advogados do Brasil; Pastoral Carcerária da Igreja Católica; Tribunal de Justiça; Ministério Público Estadual; Ministério Público Federal; Defensoria Pública Estadual; Defensoria Pública da União; Secretaria de Estado da Justiça; e ainda, o Juiz da Vara de Execuções Penais de Porto Velho e representações de organizações ligadas à defesa dos apenados e familiares.

Alertou o parlamentar que o sistema carcerário em Rondônia é um barril de pólvora prestes a explodir se não forem adotadas as medidas necessárias para reverter ou pelo menos amenizar esta situação. “É preciso por tanto se debater de forma transparente, a falta de condições dignas para se manter em regime fechado, pessoas que se encontram sob a tutela do Estado. Em diversas regiões de Rondônia, magistrados advertem constantemente sob a possibilidade de intervenção de presídios. Estas ocorrências reforçam a necessidade de se buscar soluções e responsabilizar os responsáveis por este caos”, concluiu.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions