Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

AVANÇA NO TRE AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE COMIDA NA CONVENÇÃO DE CONFÚCIO

Sábado, 08 Novembro de 2014 - 11:13 | RONDONIAGORA


AVANÇA NO TRE AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE COMIDA NA CONVENÇÃO DE CONFÚCIO
O juizado da 22ª Zona Eleitoral de Porto Velho vai ouvir nesta terça-feira o secretário-geral do PMDB, José Luiz Lenzi, arrolado como testemunha de defesa na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pela Coligação Frente Muda Rondônia, que denunciou, ainda no mês de setembro, possíveis abusos com o uso da máquina e outros crimes eleitorais cometidos pela Coligação que apoiava o então candidato Confúcio Moura (PMDB) ao Governo. As irregularidades teriam ocorrido no dia da convenção governista na Capital, no dia 29 de junho em uma casa de eventos. Houve distribuição de comida a milhares de pessoas que foram ao evento, levadas por cabos eleitorais em dezenas de ônibus.



A Coligação de Confúcio informou à Justiça os nomes de vários dirigentes do PMDB no Estado como suas testemunhas. Lenzi é o primeiro a ser ouvido no caso, mas foram intimados ainda Valsiro Pedro Lima (Guajará-Mirim), Abrão Paulino Araújo (São Francisco), Luiz Mauro Cardoso (Alta Floresta), Kleber Calisto de Souza (Cerejeiras) e Ênio Roberto Milani (Colorado do Oeste). A distribuição de comida é vedada pela Lei Eleitoral e pode levar a cassação de registro. Diversos vídeos foram publicados na época denunciando os abusos.

A AIJE tem como relator o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que determinou aos juízos eleitorais nas cidades onde as testemunhas moram para que expliquem o que sabem sobre a denúncia. Entre outros questionamentos devem responder se a entrada “era franqueada a qualquer pessoa ou se a apenas aos convencionais ou filiados ao partido”, “se houve distribuição de alimentos no evento”, “ se tais alimentos eram distribuídos a todos de forma indiscriminada ou apenas aos convencionais ou filiados ao partido”, “que tipos de alimentos foram distribuídos”, “em algum momento o Governador fez algum discurso para os presentes”, “houve pedido de votos durante o evento” er ainda se “houve exaltação do nome do Governador antes, durante ou depois do evento”.

Fotos e imagens do evento comprovam que o PMDB montou uma grande cozinha na casa de eventos, distribuindo alimentação a quem quisesse. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também