Rondônia, 02 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Bagatolli vê conflito entre Ibama e ministra do Meio Ambiente para resolver entrave na obra da BR-319

Segunda-feira, 27 Novembro de 2023 - 10:24 | Redação


Bagatolli vê conflito entre Ibama e ministra do Meio Ambiente para resolver entrave na obra da BR-319

Em visita ao RONDONIAGORA, o senador Jaime Bagatolli afirmou haver um conflito de opiniões entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para resolver definitivamente o entrave na obra de restauração da BR-319, ligando Porto Velho a Manaus. Segundo o parlamentar, a ministra vê a pavimentação como “obra nova” e, portanto, com elevados riscos à fauna e flora, o que é rebatido pela direção do Ibama, que enxerga a BR-319 como obra de restauração, pois a rodovia já existia há muito tempo.

O Ibama se compromete a emitir todas as licenças necessárias em breve, mas não há orçamento disponível no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo presidente Lula. “Acho que o Governo Lula precisa fazer justiça com os produtores que ocuparam e ocupam até hoje a BR-319, sem ter o direito de ir e vir por causa da deteriorização daquela estrada”, explica o parlamentar. Para ele, além de fortalecer a região produtora, o comércio de Rondônia será aquecido pois Manaus é um grande mercado consumidor.

Sobre sua atuação no Senado, Bagatolli aguarda com expectativa a colocação em pauta da PEC da Transposição, já aprovada no Senado,  mas como não interessa ao Governo Federal em razão dos custos à União, os deputados federais – a maioria do centrão – não estão interessados na votação do projeto. Para o senador, é necessário o esforço conjunto das bancadas dos três estados que serão beneficiados junto com os governos para acelerar o trâmite da matéria.

Sobre a desoneração da folha, vetado pelo presidente da República, o senador alerta para o aumento do desemprego e a queda da arrecadação. “Essa era a única chance de dar um fôlego aos pequenos comerciantes e empresários”, entende.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também