Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

BASTIDORES DA SUCESSÃO: CARLÃO QUER VOLTAR

Segunda-feira, 12 Julho de 2010 - 18:36 | RONDONIAGORA


BASTIDORES DA SUCESSÃO: CARLÃO QUER VOLTAR

O ex-deputado estadual Carlão de Oliveira apresentou pedido de registro como candidato do Partido Republicano Brasileiro  (PRB). Carlão foi um dos principais envolvidos no escândalo da Operação Dominó, que começou a passar a limpo o Estado há cerca de 4 anos. Interessante é que Carlão faz dobradinha para o mesmo cargo com seu filho, o vereador de Porto Velho Jean Oliveira, que concorre pelo PSDB também para a Assembléia.



Ronilton também

Outro envolvido na Dominó, o ex-deputado Ronilton Capixaba pretende concorrer pelo PR.

E Moraes volta

Paulo Moraes, que também foi deputado estadual pretende concorrer pelo PR a uma das vagas na Assembléia Legislativa.

Caso estranho

Confúcio Moura não cumpriu acordo feito na Justiça de Trabalho para demissão de servidores contratados sem concurso público. O acordo foi feito em 28 de outubro de 2.008 e somente agora a Procuradoria Regional do Trabalho conseguiu vê-lo saindo do papel.

Paz e amor

O PT decidiu que não vai perder tempo com ações na Justiça contra nenhuma candidatura. Pelo menos no que se refere a questões de impugnação. A idéia é centralizar o trabalho na eleição propriamente dita.

Comitiva ficha limpa

Ainda com relação ao PT, a legenda pretende explorar ao máximo o fato de que somente os petistas tem todos os candidatos com a ficha limpa. Será algo do tipo na televisão: "veja agora as candidaturas fichas limpas em Rondônia", que iria ao ar antes da aparição de seus candidatos.

Muitos candidatos

As eleições de Rondônia terão um número menor de candidatos ao Governo comparado com o pleito anterior: apenas 5 contra 6 da eleição de 2.006. Os dados para deputado estadual também demonstram redução: 364 até agora para esse pleito contra 401. Já para a Câmara Federal aumentou em três de 2006 a 2010: 76 e 79. Também ao Senado aumentou o número de pretendentes: 8 hoje e 5 em 2006.

David assumiu

Deve ser elogiada a decisão da Assembléia Legislativa em ir a Justiça para garantir seu funcionamento legal com os 24 deputados e assim poder empossar o suplente David Erse (PC do B). As questões partidárias devem ser discutidas somente agora, ou seja, o PSB pode discutir se o mandato lhe pertence agora. Por outro lado, nota-se que as decisões do Judiciário, mesmo as de segunda instância precisam ser melhor avaliadas. A revisão dos rumos dessa história pelo presidente do TJ, Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes demonstra acima de tudo que nem tudo está perdido em Rondônia.

Ficha Limpa e o STF

Tudo bem que o TSE é uma corte completamente política, mas certamente pegaram mal as declarações de seu atual presidente, Ricardo Lewandowisky ao UOL, de que certamente a Lei do Ficha Limpa será validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), explicando em seguida que um adiamento da Lei da Ficha Limpa seria uma "frustração" para a sociedade. Lewandowisky também é ministro do STF por isso não deveria expor seu pensamento. E depois não será somente a questão constitucional da entrada em vigor de uma Lei que mude regras de inelegibilidade que estará sendo discutida, mas o fato de que o próprio STF define que ninguém pode ter candidatura barrada por processos ainda em curso...

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também