Rondônia, terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 11 de Novembro de 2009 - 16h54

Bianco está disposto até disputar cadeira na Assembléia Legislativa

RONDONIAGORA


Noiva cortejada

O prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM), está na disputa de 2010. Ele confidenciou a amigos que está disposto até mesmo a concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa ou enfrentar as urnas para Câmara dos Deputados. As duas opções de Bianco atrapalhariam lideranças emergentes da região central do Estado, já que o prefeito é um dos poucos políticos de primeira linha de Rondônia. O PSDB, PPS e o PP estão conversando com o prefeito para dissuadi-lo a entrar na briga pelo Senado.

Em busca dos votos

Outro expoente de Ji-Paraná, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) aproveita a folga dos serviços administrativos da Assembléia Legislativa para arregimentar apoio para seu projeto de reeleição. Todos os dias, o parlamentar tem recebido em seu gabinete vereadores, lideranças rurais, dirigentes de associações de bairros e comerciantes. Um dos deputados mais atuantes da Assembléia Legislativa, Jesualdo se notabilizou por ter contribuído de forma decisiva para o fim da crise entre produtores de leite e laticínios.

Pelas costas

Quando retornar à presidência da Assembléia Legislativa na segunda-feira, o deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho) terá muito o que explicar para alguns companheiros de Parlamento sobre as últimas mudanças aprovadas na gestão relâmpago do deputado Miguel Sena (PV-Guajará). Pelos comentários na Casa de Leis, a licença de Neodi fez parte de um plano engendrado para limitar os poderes do colega Jesualdo Pires. Não se enganem os deputados porque o grande vencedor desse jogo foi o secretário-geral Neucir Battiston, que saiu mais fortalecido do que nunca, além de acabar com as rusgas com Miguel Sena, seu maior rival até então na Assembléia.

Baixo clero

A grande verdade é que existe um clima de insatisfação entre os deputados estaduais e não apenas com o modelo de gestão da Mesa Diretora. Pelos cantos, muitos reclamam das ingerências do governador Ivo Cassol (PP), que transformou o Poder Legislativo numa espécie de secretaria especial para aprovar seus projetos a toque de caixa. Mas o pior mesmo é o ciúmes de alguns parlamentares que estariam tendo privilégios do Palácio Presidente Vargas na liberação de emendas e convênios.

Traíra da BR

Deputado Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) reclamou até para o bispo sobre o vídeo postado no Rondoniagora sobre sua indecisão acerca de apoiar o grupo tucano ou seguir com a “amizade” com o clã Gurgacz. Maciel reza na cartilha de Deus e do Diabo, tentando agradar a todos acendendo velas e jogando serpentina para amigos e adversários. Euclides não está errado ao não comprar briga de ninguém, mas é preciso tomar um lado. E ele que não se engane porque o candidato a deputado estadual dos Gurgacz será Airton Gurgacz, ilustre desconhecido que vem com a força da empresa de ônibus dos paranaenses.

Quase férias

O senador paranaense Acir Gurgacz (PDT) não foi visto nos últimos dias no Congresso. Deve estar muito ocupado cuidando das empresas de ônibus em Cascavel e Manaus. Hoje na cerimônia da promulgação da PEC da Transposição, ele nem apareceu. Talvez porque soubesse que o ex-senador Expedito Junior (PSDB) seria lembrado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) como peça-chave na aprovação da emenda constitucional. O eleitor pode apostar que um dos primeiros projetos de Acir será beneficiando seu estado natal, Paraná.

e-mail: gerson@rondoniagora.com


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions